Festa Uai não deverá ser realizada neste ano

Prefeitura sinaliza que não pretende custear o evento por ser particular

O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) se reuniu ontem, 19, com o produtor artístico Estefano Valente, da Valente Produções, sobre a realização da Festa Uai.

Na segunda-feira, 18, o prefeito já havia se reunido com entidades beneficentes, que sinalizaram que não querem participar da Festa Uai nos moldes em que o evento vinha sendo realizado nos últimos anos. Na conversa de ontem com o produtor artístico, o prefeito relatou as sugestões apresentadas pelas entidades e ainda um ponto crucial que pesa para que a Prefeitura não queira apoiar financeiramente o evento: o registro do nome da Festa Uai.

Como a Valente Produções é a detentora do registro oficial da festa, o prefeito disse que existe dificuldade da Prefeitura realizar o evento, por ele ser particular. Sérgio pediu ao produtor artístico que os direitos de registro do evento sejam repassados à Prefeitura, como forma da Festa Uai poder ser realizada pelo poder público.

Segundo a Prefeitura, a Valente Produções vai estudar as sugestões e dar uma resposta na próxima semana. Até que este novo contato seja feito, a Prefeitura considera que não está definida a realização da Festa Uai neste ano. No entanto, neste momento, é muito provável que de fato a festa não aconteça, entre outros motivos, pela falta de tempo hábil para programar o evento.

REGISTRO DA FESTA UAI
A Valente Produções registrou a Festa Uai após tomar conhecimento de que tudo relacionado à expressão “uai” estava sendo registrada por terceiros, o que poderia impedir que o evento fosse realizado no futuro.

A produtora cultural Margarida Valente foi uma das idealizadoras do evento, quando ocupou o cargo de diretora de Cultura na Prefeitura, na gestão do prefeito José Aurélio Vilela (1983-1986). A primeira festa aconteceu em agosto de 1983.

FESTA UAI CANCELADA
Ontem, após a reunião, o produtor Estefano Valente postou no Facebook que “foi dado fim à Festa Uai”, após 34 anos “de amor e dedicação pelo povo de Poços de Caldas”. Ele deu alguns detalhes da reunião com o prefeito, que teria dito a ele que a inteção é fazer “outra festa com coisas diferentes”.

“Um governo técnico também jamais entenderia o que é cultura. Mas devia ouvir e compreender. Fazer uma festa qualquer um faz.Criar um projeto inteiro de cultura popular e dar para a população, são poucos. Em um país e em uma sociedade cada vez mais rasa, a manutenção de nossa cultura antepassada dará lugar a mais uma festa como qualquer uma, de comida e música. Ou de algum projeto copiado. A Festa Uai é única no mundo, e é querida pela população, mas pelo gosto de alguns será preterida”, postou o produtor artístico, que praticamente decretou a não realização do evento.