Festa de São Benedito é o primeiro bem imaterial de Poços

Festejo acontece oficialmente desde 1904


A presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), Fernanda Marinoni, divulgou parecer sobre a aprovação do registro definitivo da Festa de São Benedito como Bem Imaterial de Poços de Caldas.

O registro atende o pedido feito pelo Centro Cultural Afro-Brasileiro e Câmara Municipal, entre outras entidades, sendo aprovado na 176ª reunião do Conselho, no dia 15 de outubro.

Na aprovação do Dossiê de Registro, foram reunidas as principais informações relacionadas a este bem cultural.

HISTÓRIA
A Festa de São Benedito acontece oficialmente desde 1904, se tornando uma das festas populares mais antigas do Sul de Minas, além de estar intimamente ligada à história da cidade.

São 13 dias de devoção expressos através das procissões, danças, cantos tradicionais, rezas, missas, pagamento de promessas e todos os rituais que envolvem o evento como a manifestação dos ternos de congos e caiapós.

“Consideramos de extrema importância o presente registro devido aos seus valores culturais, religiosos e também aos seus aspectos peculiares e inerentes à cidade como a retirada dos caiapós da mata e o cortejo dos mastros, no dia 3 de maio, desde a Capela de Santa Cruz até a Igreja de São Benedito, passando pela Basílica de Nossa Senhora da Saúde ou Igreja de Santo Antônio, onde se integra ao cortejo a imagem de Nossa Senhora do Rosário”, considera Fernanda Marinoni.

O parecer aponta também que a tradicional e centenária Festa de São Benedito ainda se caracteriza como patrimônio de fundamental importância para a comunidade poços-caldense, uma vez que é um dos eventos locais com maior poder de agrega-mento familiar entre as mais diversas classes sociais.

“Em razão de tal poder social e cultural, o Condephact aprovou o registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito, considerando de extrema relevância o documento que cria mecanismos legais de proteção e salvaguarda e tornando a Festa de São Benedito de Poços de Caldas o primeiro bem imaterial registrado no município”, completa.