Ferrovias debate extensão do Trem das Águas até Itanhandu

Quem visita Soledade de Minas ou São Lourenço, no Sul do Estado, tem a chance de andar no Trem das Águas, num trajeto de dez quilômetros entre as duas cidades. Também está para ser inaugurado um trecho de 20 quilômetros entre São Lourenço e São Sebastião do Rio Verde. Na sequência, há 25 quilômetros abandonados até Passa Quatro, onde o transporte de turistas é retomado até Cruzeiro, no Estado de São Paulo.

Esse trecho desativado será discutido em audiência pública da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (24/10/19), às 14h15, no Plenarinho IV. O requerimento é do deputado Gustavo Mitre (PSC), vice-presidente da comissão.

De acordo com o parlamentar, o trecho abandonado, entre São Sebastião do Rio Verde e Passa Quatro, liga ainda os municípios de Pouso Alto e Itanhandu, amoas também no Sul de Minas. “Quanto mais longo o trecho de linha, mais caro e difícil de viabilizar. Mas, nesse caso, teríamos uma grande linha turística, a partir do acréscimo de 25 quilômetros”, justifica.

Gustavo Mitre acrescenta que vereadores de Itanhandu estão fazendo um levantamento da situação do trecho para subsidiar demandas à União, responsável pela malha. Prefeitos e presidentes de câmaras municipais da região foram chamados para a audiência, que contará também com a presença de Vânia Silveira de Pádua Cardoso, da Superintendência de Transportes Ferroviários do Estado.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.