Site da Prefeitura conta com ferramenta a deficientes auditivos

O usuário pode acessar o serviço diretamente na página do site

A Secretaria Municipal de Comunicação Social, implantou no site da Prefeitura de Poços de Caldas o VLibras que é uma ferramenta que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas  com surdez ou deficiência auditiva.

O usuário pode acessar o serviço diretamente na página do site. Para ter acesso é só clicar, do lado direito do site, na figura que possui duas mãos e logo aparecerá o boneco que fará a tradução do português para libras. Basta clicar no link que a tradução em libras dos textos começa a ser feita pelo boneco conhecido como “Ícaro”.

continua depois da publicidade

Vale destacar que não existe uma língua de sinais universal, cada país possui a sua própria língua de sinais, cada uma contendo suas próprias regras gramaticais, vocabulários e fonemas.

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros são portadores de deficiência auditiva. Dentre estes, estima-se que 70% possuem dificuldades em compreender o português escrito, sendo necessária a tradução-interpretação em Libras.

Sendo assim, a nova funcionalidade do Portal promove a democratização da informação, permitindo que pessoas com deficiência acessem seu conteúdo de forma efetiva e gratuita. .

A ferramenta também está disponível no site Descomplica Poços, desenvolvido pela secretaria de Comunicação, com objetivo de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura por meio da internet e também às informações de transparência, o site conta com novos menus criados de forma intuitiva e dinâmica, tornando mais fácil e ágil a navegação.

continua depois da publicidade

O QUE É
A suite VLibras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O Vlibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

A ferramenta realiza mais de 100 mil traduções diariamente e são mais de 70 mil frases treinadas por inteligência artificial.