Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa em Poços completa 40 anos

Unidade atende o mercado nacional e exporta para os Estados Unidos e Japão

No domingo, 17, a Fábrica de Pó de Alumínio da Alcoa completa 40 anos de atividades. Implantada no início dos anos 1980, em Poços de Caldas, a fábrica foi projetada para atender o mercado nacional e internacional e tornar o Brasil autossuficiente – até então, o país era grande importador do produto.

continua depois da publicidade

Considerada uma das mais modernas do mundo, segura e totalmente automatizada, a Fábrica passou por uma completa reestruturação entre os anos de 1999 e 2000, para a produção do pó superfino, de maior valor agregado, ampliando a participação da Alcoa no mercado externo.

Atualmente, conta com 27 colaboradores e colaboradoras e atende o mercado nacional, além de exportar para os Estados Unidos e o Japão. A segurança, qualidade e capacidade de produção de pó superfino são os principais diferenciais da Alcoa.

“A nossa planta realiza periodicamente metodologias de análise de falhas, como o FTA (Fault Tree Analysis), que analisam e atestam a confiabilidade e segurança de nossos equipamentos e processos, nos capacitando a antecipar riscos e falhas, e o nosso sistema de classificação garante a produção de pó superfino com precisão”, destaca Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas.

ALUMÍNIO SUSTENTÁVEL
A Fábrica já deu a largada na caminhada para a produção de pó de alumínio mais sustentável.

continua depois da publicidade

“Iniciamos as discussões com nosso principal cliente no Japão sobre o pó de alumínio verde e estamos construindo marcos importantes, como a busca pela Certificação ASI (Aluminium Stewarship Initiative), que confirma os elevados padrões mundiais no aprimoramento da gestão, processos e produtos, prevista para o primeiro semestre deste ano, e o uso de alumínio com baixo teor de carbono, como o Ecolum, que será fornecido pela Alumar (MA)”, ressalta Jean Yamamoto, Gerente Comercial de Alumínio da Alcoa.

A unidade de Poços de Caldas é a única fábrica da Alcoa no mundo a produzir pó de alumínio.