Estiagem e uso indevido de água podem desabastecer a Zona Leste

Clima seco e ação ilegal de produtores rurais são motivos de preocupação


A Zona Leste de Poços de Caldas passa por momentos de insegurança no abastecimento de água. Segundo o DMAE, além da estiagem, o motivo é a ação ilegal de produtores rurais.

A autarquia diz que eles estão utilizando água sem outorga ou muito acima do permitido e comprometendo as operações da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), que abastece mais de 34 bairros, a maioria na Zona Leste da cidade.

“Nesse momento de estiagem e pandemia, é necessário o uso consciente da água, por todos os cidadãos. Fizemos visita a uma plantação na Zona Leste que está agindo ilegalmente, pois não possui outorga e registramos por vídeos e fotos, o desperdício e volume de água usada, sem autorização. Constatamos ainda que estão apenas arrendando a terra para a plantação, empregando inclusive, trabalhadores de outras cidades, ou seja, sem vínculo algum com o nosso município”, diz o diretor.

CAPTAÇÃO IRREGULAR
Segundo ele, a captação irregular e uso irracional da água preocupa muito porque é uma ação recorrente e que tem prejudicado os serviços do DMAE.

“Não somos contra produtores rurais, principalmente aqueles que trabalham em prol do município e seguindo as leis. Contudo, é preciso pensar na coletividade e a água que estão usando em demasia está faltando nas casas, o que não podemos permitir, ainda mais nesse momento de pandemia. Estamos trabalhando junto as autoridades ligadas ao meio ambiente e buscando através dos órgãos competentes, inclusive com o apoio do Ministério Público, a resolução desse problema buscando coibir essa prática”, completou.