Especialista explica como funciona a limpeza de colchão profissional


Segundo um cálculo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma pessoa com 72 anos passa, em média, 23 anos, 9 meses e 7 dias dormindo.

Com tanto tempo passado na cama, elementos como um colchão confortável e limpo são peças essenciais para garantir a qualidade de sono – e de vida – de um indivíduo em um país em que 73 milhões de cidadãos convivem com a insônia, conforme estimativa da ABS (Associação Brasileira do Sono).

continua depois da publicidade

Afinal, um estudo conduzido por pesquisadoras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), publicado na revista “Cadernos de Saúde Pública”, mostrou que a falta de sono regular pode resultar em diversos prejuízos para a saúde, sobretudo para idosos. A análise contou com a participação de mais de 43 mil pessoas.

É neste ponto que, segundo Vinicius Finavaro, responsável pela SP Serviços – lavanderia de estofados profissional -, um serviço ganha uma aderência cada vez maior no Brasil: a lavagem de colchão profissional.

Ele conta que o processo de limpeza de colchão dura em torno de trinta minutos, no método totalmente a seco, e em torno de uma hora no processo de lavagem com água – em que é utilizada uma baixa quantidade de água, que pode receber processo de secagem.

“A lavagem de estofados deve ser feita com produtos e processos específicos para este tipo de tecido, além de receber uma higienização completa por meio de equipamentos dos pertinentes, eliminando ácaros, fungos e bactérias, que são responsáveis por diversas doenças respiratórias e dermatológicas”, explica.

Os microrganismos citados pelo especialista, presentes em colchões sujos, são agentes causadores de alergias e problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite. Eles penetram em tecidos e espumas, configurando um risco para adultos, crianças e animais. Segundo um estudo da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), crianças que vivem em casas com mofo têm três vezes mais chances de desenvolver asma.

O responsável pela SP Serviços informa que o processo de higienização de colchão tradicional utiliza pouca quantidade de água. O processo de lavagem é feito com extratoras e pulverizadores.

“Em primeiro lugar, é aplicado um shampoo e bactericida no colchão, promovendo uma completa lavagem e retirada de manchas. Em seguida, com o auxílio da extratora, é feito um enxágue, que retira a sujidade do tecido e da espuma – sua sucção pode alcançar até 10 cm na espuma”, afirma.

continua depois da publicidade

“O processo é repetido até alcançar um resultado perfeito, para garantir a satisfação do cliente e colaborar para que ele obtenha uma vida com mais saúde, bem-estar e qualidade de sono”, conclui Finavaro.

Para mais informações, basta acessar: https://splavagemeimpermeabilizacao.com/limpeza-de-colchao/