Como funciona a escolha de cores?

Arquitetas falam sobre como as cores influenciam em um projeto

As arquitetas Lizia Santucci e Carolina Galhardo falam sobre como escolha de cores influencia em um projeto arquitetônico.

As cores exercem papel essencial na vida dos seres humanos. E na arquitetura não é diferente, podendo ser considerada um elemento arquitetônico que vai além do papel estético e que pode causar influência direta nas pessoas que usam determinados ambientes. Mas como as cores podem nos influenciar?

As cores são vistas e sentidas, interferindo nas reações psicológicas, que podem ser tanto positivas quanto negativas. Essa interferência depende do tipo de uso de cada ambiente, sendo fundamental conhecer os requisitos e as necessidades do espaço a ser projetado e das pessoas que o ocuparão.

As cores quentes (vermelho, amarelo, laranja) são mais vibrantes e estimulam criatividade, energia, força e tendem a fazer os espaços parecem menores. Já as cores frias (azul, verde, roxo) trazem a sensação de relaxamento e calma, fazendo os ambientes parecem maiores.

Assim, em ambientes em que se busca harmonia e tranquilidade, as cores mais indicadas são as frias, também podendo ser usadas, em menor quantidade, as cores quentes, para dar destaque a alguns detalhes. Já em ambientes em que se deseja estimular vitalidade, ânimo, comunicação as cores quentes são as indicadas.

Para nossa percepção das cores, a luz é primordial! Já abordamos em outro texto a importância da iluminação natural e artificial na arquitetura. Por essa razão, em um projeto, deve-se levar em consideração com o a luz natural irá interferir nos ambientes e fazer o uso correto da iluminação artificial. As lâmpadas de altas temperaturas de cor, mais brancas, tenderão a valorizar as cores frias (azul, verde, roxo).

Por outro lado, as fontes de temperatura de cor baixa, mais quentes, tenderão a valorizar as cores quentes (vermelho, amarelo, laranja). Em espaços corporativos, as cores podem ser uma importante ferramenta na concepção da imagem da organização, no que se deseja transmitir aos clientes, colaboradores e fornecedores.

Assim, para fazermos a escolha certa das cores a serem utilizadas, devemos sempre levar em consideração a função do espaço projetado e contextualizarmos o uso das cores nos ambientes, uma vez que existem diversos fatores que, conjugados, irão servir de estímulo para o usuário e afetar seu bem estar.

* Lizia Santucci e Carolina Galhardo são arquitetas e urbanistas do Escritório Oca Arquitetura (rua Pernambuco, 789, Centro). E-mail: ls_arquitetura@hotmail.com