Equipes de Cejuscs se capacitam em mediação

Mais uma turma de aproximadamente 30 servidores e voluntários pré-selecionados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) mineiros e pela 3ª Vice- Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concluíram nesta sexta, 18 de outubro, a etapa teórica de sua formação para atuar como mediadores.

noticia-curso-mediacao.jpg
Cerca de 30 servidores e voluntários concluiram a etapa teórica de formação como mediadores

A ação educacional é uma parceria da 3ª Vice-Presidência da Casa, voltada para as ações inovadoras e a divulgação da política nacional de autocomposição, e da 2ª Vice-Presidência, à qual se subordina a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

As aulas que constituem a primeira fase do curso, focada nos conceitos e técnicas relacionadas à mediação, ocorreram na capital. A segunda fase consiste em atuação prática supervisionada, nos Cejuscs de origem dos participantes, em suas comarcas. Esse momento é estabelecido conforme regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A mediação é uma forma de buscar o acordo – uma metodologia pacífica e dialogal de solução de conflitos – apropriada para relacionamentos que devem ser preservados, apesar dos eventuais obstáculos à comunicação: laços familiares, entre vizinhos ou mesmo entre empresas e consumidores, quando a interação não é pontual e passageira.

Os professores, nessa edição, foram a advogada Anne Marielle Castro de Carvalho, as servidoras Cleide Santana da Silva, assistente social, e Clarissa Pires Monteiro de Castro, psicóloga atuante no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e a psicóloga Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira.

Entre os temas abordados estão os panoramas histórico e legal dos métodos autocompositivos, a cultura da paz em oposição à da litigiosidade, métodos de solução pacífica de controvérsias, fundamentos da negociação e a comunicação aplicada à resolução de conflitos, o Código de Ética dos mediadores e diretrizes a serem observados nas sessões de mediação.

O curso já foi realizado em Belo Horizonte, São João del-Rei, Divinópolis, Varginha, Manhuaçu, Uberaba e Montes Claros, entre outras comarcas, tendo habilitado aproximadamente 300 profissionais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG