Figuras da cultura popular são tema de ensaio fotográfico pin-up

Série de fotografias retrô faz parte do projeto Pin-Up do Mês do portal Universo Retrô

Para complementar o vasto conteúdo sobre cultura e entretenimento de nostalgia que a plataforma transmite, o Universo Retrô produz, periodicamente, ensaios fotográficos voltados para moda e beleza retrô.

Com conteúdo autoral, dessa vez, o projeto especialista em fotografia pin-up decidiu produzir um ensaio avesso às origens deste estilo. Ao invés de buscar inspiração nos Estados Unidos, berço da estética pin-up, foi a cultura popular brasileira que inspirou a mais recente série fotográfica publicada no portal.

Nos editoriais “Rainha do Cangaço”, inspirado em Maria Bonita e o sertão nordestino, e “Senhora das Águas”, inspirado na lenda amazônica da Sereia Iara, estão as editoras e fundadoras do projeto: a publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar, também modelos retrô.

Ambos ensaios foram clicados pela fotógrafa Tainá Lossehelin em cidades da grande São Paulo. Enquanto o semi árido do cangaço foi reproduzido no Jardim Botânico de Jundiaí, no interior de São Paulo, a cachoeira Quarta Colônia em Franco da Rocha vem representando as águas da amazônia.

“Como o Universo Retrô tem a missão de manter histórias vivas, sentimos que esses são temas pouco explorados por aqui. Não só o tema do cangaço, como a próprio história do Brasil é deixada de lado e somos incentivados a nos aprofundar em temáticas internacionais, inclusive, na moda, onde estão as maiores referências da estética retrô”, acredita Daise Alves.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!