ENEM é adiado para 1.995 alunos locais devido às ocupações

Quatro unidades que serviriam de locais de provas estão na lista

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou na terça-feira, 1º,  que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação neste fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas.

As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. A divulgação das notas do ENEM 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo o INEP, não houve alteração na data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.

As 304 ocupações correspondem a 1,9% dos 16. 476 locais de provas previstos, e estão distribuídas em 126 municípios de 19 estados e no Distrito Federal. A lista inclui 177 escolas de educação básica e 127 instituições de ensino superior. Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo INEP por meio de SMS, e-mail e divulgação no site.

Será possível, ainda, acessar o aplicativo ENEM 2016 ou se informar pelo 0800-616-161. A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do ENEM.

SITUAÇÃO LOCAL
Poços de Caldas aparece com quatro unidades educacionais na lista: Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual João Eugênio de Almeida e Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. Apesar da volta das aulas regulares do Colégio Municipal ter acontecido na segunda-feira, 31, data limite que o Ministério da Educação deu para que as escolas ocupadas fossem esvaziadas pelos manifestantes, a unidade da rede municipal aparece na lista do INEP, já que a ocupação permaneceu paralelamente.

Alunos que ocupam o David Campista também havia anunciado que iriam desocupar a escola no fim de semana para as provas, após acerto com a Justiça local, mas mesmo assim, a escola também figura na lista porque permaneceu ocupada após o prazo.

O Colégio Municipal é o local com o maior número de estudantes inscritos para fazer provas em Poços: 940. Depois, vem o David Campista, com 556 inscritos. O Polivalente receberia 476 alunos para a realização das provas. E a Escola João Eugênio de Almeida seria local de prova para apenas 23 alunos. No total, 1.995 estudantes em Poços não poderão fazer as provas neste fim de semana.