Prefeitura elabora plano para combate contra a dengue

Reunião define ações para serem implementadas para 2016

A Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reunião com os membros do Comitê Municipal Interinstitucional de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e outras Endemias. O objetivo foi de finalizar o Plano Municipal de Mobilização Social contra a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A reunião aconteceu no auditório das Thermas Antonio Carlos, na tarde de quarta-feira, 2 e contou com a presença de Soraia dos Santos Chiste, diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Jorge Lago, coordenador da Vigilância Ambiental, e Juliana Ferreira, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, que repassaram informações sobre os casos destas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e os sintomas mais comuns.

COMITÊ
O Comitê de Mobilização contra a dengue foi criado em outubro e conta com a participação de vinte membros, entre titulares e suplentes, representantes das secretarias de Defesa Social, Serviços Públicos. Educação, Saúde , do Departamento de Meio Ambiente e também representante do Conselho Municipal de Saúde. O comitê tem por finalidade coordenar a implementação, em nível municipal, das ações de educação em saúde e mobilização social voltados ao controle da dengue e outras endemias.

“A criação de um comitê é essencial, pois o combate ao mosquito exige ações integradas de muitos setores. Apenas desta forma, e com a ajuda de toda a população, para que se conscientize que só com a eliminação dos criadouros, poderemos evitar muitos casos de dengue e outras doenças na cidade” , informa Soraia Chiste.

Reunião nas Thermas definiu ações de enfrentamento contra a dengue
Reunião nas Thermas definiu ações de enfrentamento contra a dengue

AÇÕES DEFINIDAS
As ações definidas para 2016 foram a realização de mutirões, palestras nas escolas, campanhas de conscientização, continuidade do trabalho dos agentes de endemias e outros. “Na verdade, são ações contínuas, que intensificamos e pretendemos criar um calendário de ações, junto às outras secretarias, para que possamos nos programar de forma mais efetiva em 2016”, destaca a diretora.

ZIKA, CHIKUNGUNYA E MICROCEFALIA
Ontem, 3, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma série de reuniões com os médicos e pessoal de enfermagem, da rede pública e privada, a fim de comunicar que a notificação dos casos de microcefalia passa a ser obrigatória e orientar sobre os sintomas do Zika Vírus e Chikungunya. A reunião aconteceu na sede da Associação dos Médicos. O Ministério da Saúde divulga, em breve, um protocolo para o atendimento às gestantes.

A orientação já repassada para as unidades de saúde de Poços é o uso de repelentes e também de preservativo, já que o vírus é transmitido também através de secreções e sangue. O fluxo de atendimento para os casos de Zika Vírus e Chikungunya é o mesmo para as notificações de dengue. “É preciso ficar atento, pois na contaminação pelo Zika Vírus, os sintomas são mais brandos, então a pessoa muitas vezes nem procura o serviço de saúde”, conclui Soraia dos Santos Chiste, diretora do departamento de Vigilância em Saúde.