Em Patos de Minas, governador se solidariza com produtores rurais por demanda de energia

O governador de Minas, Romeu Zema, visitou nesta quinta-feira (14/11) o município de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, onde se reuniu com empresários e produtores rurais da região. Durante o encontro, Zema ouviu as demandas locais, que se concentram principalmente na dificuldade de acesso à energia elétrica. Hoje, a maioria dos produtores depende de geradores, o que encarece e inviabiliza a expansão da produção e a geração de empregos.

Ao se solidarizar com os produtores,Zema lembrou que a Cemig passou por um sucateamento nos últimos anos, o que resultou na incapacidade da empresa de investir em energia. Alguns empreendedores contaram ao governador que gastam até R$ 40 mil por dia com geradores.

“O que está acontecendo aqui, eu vejo no estado inteiro. Todo mundo tem realmente sofrido com essa situação. Não só no campo, mas nos centros urbanos também. Nós já estamos conseguindo melhorar bastante a situação, mas a coisa ficou represada muito tempo”, afirmou.

Na conversa com os produtores, o governador citou a grave situação financeira de Minas e disse que a Cemig precisaria de investimentos da ordem de R$ 21 bilhões para atender toda a demanda de energia no estado. “O Governo de Minas seria o último a conseguir colocar recursos na empresa. Se a Cemig permanecer sob controle do Estado, significa que essa situação vai permanecer. Por isso, a solução que defendo é privatizar”, disse.

Inaugurações

Durante a agenda no município do Alto Paranaíba, Romeu Zema ainda participou da instalação da 4ª Vara Cível na Comarca de Patos de Minas. A unidade do Judiciário também vai atender as cidades de Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas.
 

Crédito: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias, reafirmou a parceria entre Executivo e Judiciário para reequilibrar as contas estaduais.

“Contem conosco, somos seus parceiros e temos consciência da responsabilidade de cada um de nós para salvar o Estado dessa crise. Um trabalho em equipe torna todo o esforço muito mais leve e eficiente”, disse.

O diretor do Foro da Comarca, José Humberto da Silveira, também ressaltou a importância desse intercâmbio entre os poderes e enalteceu a ampliação do órgão.

“A presença do Executivo estadual nessa instalação mostra a consciência sobre a importância de um bom relacionamento entre os chefes dos poderes e os reflexos disso na busca pelo bem comum. A cidade de Patos de Minas cresceu muito e, com isso, também aumentaram os conflitos interpessoais. A nossa comarca não estava acompanhando esse crescimento e é muito importante ganharmos, agora, mais uma Vara”, afirmou.

Em seguida, o governador de Minas Gerais participou da inauguração da nova sede de cartórios em Patos de Minas.

Também participaram das agendas o deputado estadual Hely Tarqüínio, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Rogério Medeiros, o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, o presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vicente de Paula Sousa, entre outras autoridades.