Editorial 07/08/26

Confira a opinião de hoje do Jornal da Cidade

07 Ago 2026 - 10:59
Editorial 07/08/26

Segurança jurídica do funcionalismo municipal em pauta 

A Controladoria-Geral do Município apresentou as respostas ao Requerimento nº 2421/2026, formulado pelo vereador Tiago Mafra (PT) sobre o decreto municipal nº 15.015, de 15 de junho de 2026. 

O documento regulamenta o Regime Disciplinar dos Servidores e Agentes Públicos locais, trazendo à tona debates sobre a segurança jurídica do funcionalismo e a aplicação de sanções administrativas.

Entre os pontos questionados pelo Legislativo está a abertura de procedimentos apuratórios com base em denúncias anônimas.

A administração informou que dispensou normas complementares para o tema.

O Executivo alega que o próprio texto do decreto instituiu quatro etapas de filtragem, exigindo a checagem de elementos mínimos de prova antes da abertura de apurações formais.

A decisão mantém sob responsabilidade da própria máquina administrativa a valoração inicial do que constitui indício probatório suficiente.  

Outro aspecto refere-se à aplicação da pena de demissão por enquadramentos conceituais como desídia, incontinência de conduta e insubordinação grave.

A Prefeitura optou por não criar definições objetivas na norma local, argumentando que os termos já possuem amparo na doutrina do direito administrativo e na Consolidação das Leis do Trabalho.

Contudo, a ausência de especificação no texto regulamentar exige do poder público atenção redobrada na motivação dos atos, de modo a evitar que a discricionariedade descamba para interpretações subjetivas em julgamentos internos.  

No que tange aos atos de improbidade administrativa, o município garantiu que observará a exigência do dolo específico prevista na Lei Federal nº 14.230/2021 para aplicar a demissão.

O alinhamento com a legislação federal é requisito básico para assegurar a legalidade dos processos proces-santes e resguardar os direitos do servidor.

A apuração de faltas funcionais também expôs a inviabilidade de defesa técnica gratuita pela Procuradoria-Geral do Município, sob a justificativa de conflito de interesses, já que o órgão atua na representação do ente acusador.

Diante disso, a garantia de ampla defesa fica dependente da atuação do sindicato da categoria, de advogados particulares ou do nomeamento de defensor dativo previsto no decreto.  

A regulamentação do regime disciplinar é etapa necessária para a organização da gestão pública.

Entretanto, o rigor na aplicação das penalidades deve caminhar de forma idêntica à clareza dos ritos, sem brechas para subjetividades ou apurações baseadas em relatos sem comprovação material.

O equilíbrio entre a disciplina administrativa e as garantias do servidor é o único caminho para a eficiência do serviço público.  

Qual é a sua reação??

Curtir Curtir 0
Não gostei Não gostei 0
Amei Amei 0
Engraçado Engraçado 0
Uau Uau 0
Triste Triste 0
Bravo Bravo 0