Novos feirantes cadastrados já atuam nas feiras

Desde 2014, são realizadas chamadas públicas para o preenchimento de novas vagas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho vem desenvolvendo um trabalho de valorização das feiras livres de Poços de Caldas.

Desde 2014, são realizadas chamadas públicas para o preenchimento de novas vagas disponíveis. Nos últimos três anos, foram ofertadas 60 vagas e selecionados mais de 50 novos feirantes. Destes, mais de 30 estão exercendo regularmente as suas atividades nas feiras.

A seleção obedece critérios pré-estipulados que visam dar transparência e também viabilizar a maior diversificação das bancas, tornando as feiras mais atrativas e desta forma estimulando a geração de emprego e renda.

Outro aspecto importante é a valorização do produtor rural. “As feiras estão recebendo mais produtores. Isso garante renda no campo, reduz o número de atravessadores e garante uma venda direta entre produtor e consumidor, o que também agrada a população, pois ela encontra produtos de melhor qualidade nas feiras livres do município”, diz o coordenador de Fomento Agropecuário, Ulisses Ferreira de Oliveira.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis (PT), a organização da seleção de novos feirantes foi uma solicitação do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), a fim de proporcionar condições de igualdade para que todos os interessados possam concorrer a uma vaga.

“Desde o primeiro momento, o prefeito buscou atender a população e criar uma forma de possibilitar que o acesso às vagas fosse democratizado, seguindo o que a sociedade demanda, que é a valorização da agricultura familiar, dos empreendedores individuais e de produção orgânica de alimentos”, ressalta o secretário.