Servidores do DMAE cobram pagamento de retroativo

Servidores lotados no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) estiveram reunidos em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv). O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, 14, na Urca. O encontro teve por objetivo definir quais ações serão tomadas caso o departamento não pague o valor da nona hora retroativo até o final do ano.

SALÁRIOS INCORRETOS
De acordo com Marieta Carneiro, presidente do Sindserv, há muitos anos que estes servidores recebem seus salários incorretos. Ocorre que a nona hora trabalhada não era paga pelo DMAE. São cerca de 80 servidores que atuam sob jornada de 12×36 e  tem direito à nona hora.

“O DMAE já fez a correção em agosto de 2015. Hoje os pagamentos estão corretos, mas o retroativo dos anos em que houve este prejuízo financeiro é que os servidores não receberam ainda. Houve sinalização do DMAE na intenção de pagar os últimos cinco anos, para que os servidores não precisem ingressar com mais uma ação trabalhista”, explica Marieta.

RESPOSTAS
Segundo ela, ocorre que, até o momento, o DMAE não tomou nenhuma medida concreta no sentido de pagar o retroativo. Há cerca de cinco meses que os trabalhadores aguardam respostas. Agora, a categoria definiu que espera por um posicionamento formal do DMAE até dia 21 de dezembro, com pagamento até 30 de janeiro. Caso contrário, a medida deve gerar mais ações trabalhistas.

Vale ressaltar que cada mês sem resposta representa prejuízo aos servidores, já que a lei garante a eles a reclamação relativa a, no máximo, cinco anos de trabalho. A partir da identificação do erro nos pagamentos dos servidores, o Sindserv vem orientando-os e acompanhando as negociações junto ao DMAE. Portanto, para agilizar a correção, entrará em contato com a diretoria deste departamento para informá-la oficialmente sobre a vontade dos servidores de negociar e pôr fim a este impasse.