Deputados defendem escolas cívico-militares no Plenário

Os deputados Coronel Sandro e Bruno Engler, ambos do PSL, destacaram, em seus pronunciamentos na fase de Oradores da Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (23/10/19), a eficiência das escolas cívico-militares e o programa do governo federal para a implantação de unidades de ensino com esse modelo de gestão.

De acordo com Coronel Sandro, que ressaltou a adesão de 650 municípios brasileiros ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, os alunos dessas instituições possuem inegavelmente um desempenho superior ao dos estudantes das demais escolas públicas. A intenção do governo federal é implantar 54 unidades nesses moldes em 2020.

Bruno Engler relatou ter se reunido com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar do assunto. Ao salientar os resultados dessas escolas, frutos, no seu entender, de um modelo baseado na hierarquia e no respeito, ele lamentou não haver nenhuma unidade de Belo Horizonte entre as que aderiram ao programa.

Tanto Bruno Engler quanto Coronel Sandro disseram acreditar que a Prefeitura da Capital está abrindo mão dessas escolas meramente por questões ideológicas. Coronel Sandro também censurou a administração de Teófilo Otoni (Jequitinhonha/Mucuri) por não demonstrar interesse no programa, apesar de dois filhos do prefeito, segundo o deputado, estudarem em uma instituição militar.

Embates no PSL

Os dois parlamentares também teceram considerações sobre as divergências entre membros do PSL no Congresso Nacional. Ambos se definiram como bolsonaristas e criticaram fortemente a ala que protestou contra a troca na liderança do partido na Câmara dos Deputados, taxando os seus membros de traidores e oportunistas.

Na opinião dos deputados, aqueles que se afastarem do presidente serão punidos pelas urnas nas próximas eleições.

Ainda em relação a Jair Bolsonaro, Coronel Sandro citou indicadores positivos do seu governo no primeiro ano da nova gestão.

Entre os resultados destacados pelo deputado estão o bom desempenho da Bolsa de Valores, a aprovação da reforma da Previdência, a geração de aproximadamente 760 mil empregos, a queda do número de roubos, estupros e homicídios, assim como o pagamento do 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família.

Machas de óleo no Nordeste

O deputado Bosco (Avante), por sua vez, subiu à tribuna para se solidarizar com os estados e municípios afetados pelas manchas de óleo que se alastram pelas praias do Nordeste.

Ele salientou se tratar de um momento de angústia e tristeza, causado por uma catástrofe ambiental que vai cobrar o seu preço pelos próximos anos.

Bosco lembrou as tragédias recentes em Mariana (Região Central) e Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para ressaltar o apoio que o Estado recebeu dos nordestinos.

Consulte o resultado da reunião.