Movimento pede correções na ciclovia da Zona Sul

Dia da Bicicleta acontece neste domingo, a partir das 8h

Neste domingo, 3, com concentração a partir das 8h na Estação Mogyana de Poços de Caldas, acontece o Dia da Bicicleta, com o tema “Pedala Zona Azul: Vamos Corrigir Nossa Ciclovia?”.

O evento é organizado pelo Movimento Pedala Poços em parceria com a Associação Poços Sustentável, Trama Ação Urbana e o apoio do Programa Bike nos Planos e da Prefeitura. O Dia da Bicicleta irá realizar um grande encontro para pedir mais espaços e mais segurança pra quem prefere ir pedalando.

Apesar do evento ter uma proposta festiva, o objetivo é sensibilizar as autoridades por mais e melhores condições de acesso para que quer ir e vir de bicicleta pela cidade. Todos os que simpatizam com a causa, de bicicleta ou a pé, estão convidados a mostrar para os políticos que a bicicleta é viável.

Proposta pede passarela elevada próximo à represa Saturnino de Brito
Proposta pede passarela elevada próximo à represa Saturnino de Brito

MUDANÇAS
Segundo a organização, a Prefeitura se comprometeu a corrigir algumas falhas críticas na ciclovia da Zona Sul, principalmente na rotatória da Saturnino de Brito, a fim de fornecer segurança a quem se utiliza daquela via. Por isso, a ideia será percorrer de bicicleta todo o percurso entre a avenida João Pinheiro até o Conjunto Habitacional, finalmente integrando a Zona Sul ao Centro de Poços de Caldas.

“Nosso último metro de ciclovia foi inaugurado há oito anos atrás e de lá pra cá, minha cidade estacou. O primeiro Dia da Bicicleta vem para tentar corrigir uma série de problemas de projeto e execução na nossa ciclovia mais longa e que deveria ser a mais importante. A última executada na cidade lá nos idos de 2008, e que só não é a mais importante justamente pelos erros de projeto e falhas de execução. Uma ciclovia que integra a Zona Sul ao Centro e que poderia atender cerca de 1/3 da população da cidade com uma opção saudável, barata e ecologicamente correta de locomoção”, avalia Álvaro Danza Vilela, organizador do evento. Haverá sorteio de 50 camisetas do Pedala Poços e duas bicicletas para crianças participantes.