Unhas e cabelos incríveis? Conheça os benefícios da biotina

A vitamina B7 é um importante aliado na melhora da qualidade de vida


Estética, beleza e saúde são temas inteiramente conectados. Mais do que nunca, estar bonita é estar saudável, por dentro e por fora.

Para isso, a vitamina B7, também conhecida como biotina, é um importante aliado àqueles que desejam melhorar suas vidas. Continue lendo esse post e saiba mais sobre os benefícios da biotina.

O que é ?

O complexo de vitamina B7, também chamado de biotina, é uma coenzina que atua no metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose.

Portanto, os benefícios da biotina estão relacionados à sua capacidade sintetizar nutrientes.

E, por mais que essa vitamina esteja presente em alguns alimentos, sua quantidade é ineficiente, sendo necessário muitas vezes se recorrer a suplementação de biotina.

A biotina é bastante usada em dietas, principalmente devido a sua capacidade de metabolizar açúcares, gorduras e proteínas.

Além disso, este nutriente também auxilia na produção de queratina e você encontra na BioHigh.com.br, uma grande aliada quando o assunto é saúde e bem-estar.

Benefícios

Entre os principais benefícios que a biotina é capaz de oferecer ao nosso corpo, estão:

1. Melhora do metabolismo

Esta vitamina é responsável por converter alimentos em energia, sendo essencial, portanto, para o metabolismo humano.

Além disso, vale ressaltar que a escassez da biotina pode trazer malefícios, como fadiga, aumento do peso, problemas de digestão, alterações no humor, apetite e possível desenvolvimento de diabetes.

2. Ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue

A biotina potencializa a atuação da insulina, motivo pelo qual controla os índices de glicose no sangue.

Além disso, sua ação diminui as enzimas responsáveis por estimular a produção de glicose pelo organismo.

3. Saúde e aparência de pele, cabelos e unhas

Outro benefício importante da biotina é que esta vitamina auxilia na proteção contra erupções na pele, ressecamento bem como rachaduras, além de melhorar o aspecto das unhas e cabelo.

4. Combate ao declínio cognitivo

A biotina atua na síntese de hormônios que regulam o humor. Dessa forma, esta vitamina auxilia na manutenção de atitudes mais proativas e aumento de energia para as atividades do cotidiano.

5. Mantém o sistema cardiovascular saudável

A biotina atua na defesa de doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e derrame. Além disso, sua ação aumenta o índice do colesterol “bom” e redução do “ruim”.

6. Melhora os níveis da tireoide e adrenal

Outro benefício dessa vitamina que vale destacar é o fato da biotina ajudar a regular a atividade da tireoide e evitar que a glândula adrenal fique fadigada.

7. Construção e reparação de tecidos

A biotina atua na recuperação da força de músculos e tecidos, com o consequente crescimento desses. Não bastasse, a biotina ajuda a reduzir a inflamação dos músculos, diminuindo as dores musculares e articulares.

Como ingerir

Naturalmente, nosso corpo já conta com índices de biotina, já que o organismo sintetiza essa coenzima.

Contudo, como boa parte dela é eliminada diariamente através da urina, as reposições desses nutrientes devem ser constantes.

Levando em conta tantos benefícios da biotina, a ingestão da biotina é uma opção de muitos que querem melhorar a aparência e também a saúde, sendo que você pode consumir a vitamina B7 através de:

  • Alimentos: Você encontra biotina principalmente em sementes de oleaginosas, como amendoim, amêndoa, noz, castanha de caju e avelã.
  • Esta vitamina também está presente em: cereais, tais como aveia e arroz, além de outros alimentos, como gema de ovo, espinafre, carnes vermelhas, carnes brancas e cogumelos;
  • Suplementos: a biotina também pode ser encontrada sob a forma de suplemento em cápsulas vendida em farmácias e lojas de suplementação.

Conclusão

Como pode perceber, os benefícios da biotina são vários. Além disso, a ingestão dessa vitamina é bastante simples.

Portanto, comece hoje mesmo a incluir esse nutriente em sua alimentação e faça a diferença na sua aparência, assim como em sua qualidade de vida!