Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Poços

Já os casos monitorados subiram de 35 para 42

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta sexta-feira, 20, confirmou o primeiro caso de coronavírus (Covid-19) em Poços de Caldas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em relação à quinta-feira, 19, os casos monitorados subiram de 35 para 42. Já os casos em investigação subiram de sete para 10. A boa notícia é que dois casos já foram descartados. No total, são 55 casos relacionados ao coronavírus.

PACIENTE
A paciente é uma mulher de 34 anos, que procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último final de semana, com sintomas de gripe. Trata-se de um caso importado, já que a mulher apresentou os sintomas da doença, depois de uma viagem feita a São Paulo, onde a paciente disse ter tido contato com um homem vindo da Europa e que também testou positivo para o novo coronavírus.

Após o atendimento na UPA, diante do quadro e do histórico de deslocamento, foi feita coleta de material e a paciente colocada em isolamento domiciliar. Também nesta sexta-feira, 20, foi descartado o caso de um homem de 39 anos que também havia apresentado sintomas, após ter passado 21 dias a trabalho, também na capital paulista.

CASOS
Uma dúvida muito comum é saber o significado dos casos divulgados no boletim. Casos em investigação (ou suspeitos) são sobre pacientes que já tiveram material recolhido para exame.

Casos monitorados são aqueles em que houve a indicação de isolamento domiciliar mas que ainda não são considerados suspeitos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) e portanto, não foi feita a coleta de material para análise.