Projeto Condes da Alegria leva peças teatrais às escolas e ao Parque Municipal

Após apresentações, atores batem papo com o público

O Projeto Condes da Alegria nasceu em 2016 do sonho da Cia. de Teatro Conscius Dementia de levar espetáculos de teatro infantil para escolas da rede pública de Poços de Caldas.

Além de instituições, com a finalidade de colocar as crianças em contato com o mundo teatral através de peças que trazem várias temáticas e aprendizados importantes para a vida cotidiana. Para 2019, os espetáculos escolhidos foram “Os Saltimbancos” e “A Lendária Saga no Vale das Cores”.

Em outubro, o grupo esteve em três escolas, uma creche e no Parque Municipal. Nas Escolas Municipais José Mamud Assan e Sérgio de Freitas Pacheco e no Parque Municipal Antônio Molinari no Dia das Crianças, a companhia levou o espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque.

OS SALTIMBANCOS
A peça é dirigida pela atriz e diretora Larissa Garcia e traz no elenco, além da própria Larissa, os atores Rafaela Jacon Dutra, Johnny Hansk e Danielle Marques (que também assina a maquiagem) e ainda sonoplastia de Daniel Silva. Com o espetáculo, a Cia. de Teatro Conscius Dementia conquistou em 2015 o terceiro lugar no 1º Festival de Teatro nas Escolas Municipal (FETEM) e o prêmio de Melhor Maquiagem para Danielle Marques.

A obra trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Juntos, decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrentá-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.

A LENDÁRIA SAGA NO VALE DAS CORES
Já na Escola Estadual Professor José Castro de Araújo e no CEI Cata-vento, que também teve participação dos atendidos da Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade, a companhia levou “A Lendária Saga no Vale das Cores”.

A peça, escrita por Johnny Hansk e dirigida por Larissa Garcia estreou no III Festival de Teatro nas Escolas Municipais (FETEM) em 2017, recebendo os prêmios de terceiro Melhor Espetáculo, Melhor Figurino, Melhor Atriz Coadjuvante (Danielle Marques), Melhor Ator Coadjuvante (Johnny Hansk). A história traz o planeta Vale das Cores, onde cada cor representa um sentimento.

Essas cores são guardadas pela Srta. Héstia (Gabriela Severini), uma personagem sensata que sempre traz para as crianças do planeta valores como bondade, união, esperança e, principalmente, que a forma de combater o ódio é com amor. Gaia (Rafaela Jacon Dutra) e Perseu (Daniel Silva) são duas das crianças que vivem no Vale. Ela, empoderada, lutadora e otimista de que o mundo sempre pode melhorar. Ele, uma criança pura, mas desajeitada e apaixonada por pudim.

Eles ajudam a Srta. Héstia a combater Hera (Danielle Marques, que também assina a maquiagem) e Hermes (Johnny Hansk), os vilões que estão roubando as cores para que ele se transforme num lugar triste, sem bondade, sem amor e completamente cinza. Aos poucos, com boas ações eles vão amolecendo o coração dos vilões. Para esse ano, o grupo contou com a participação de seus novos integrantes Camila Ribeiro, Will Moreira e Lucas Solacinco na produção do projeto, além de Michele Veloso no registro áudio-visual.

Cada apresentação é uma experiência de troca diferenciada entre público e atores, com direito a um bate papo ao final das apresentações, uma inovação que o grupo trouxe para 2019. Ainda vestidos como os personagens os atores conversam com as crianças e adolescentes sobre o que eles aprenderam com a peça. O objetivo é formar um público de teatro na cidade. O projeto conta com o edital de Concessão de Patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura.

Depois de quatro anos, com 30 espaços atendidos e mais de 5.000 pessoas impactadas pelo projeto desde 2016, sendo 700 só em 2019, a Cia. de Teatro Conscius Dementia se despede do projeto Condes da Alegria para traçar novos rumos a partir de 2020.

CONTATOS
Todo o trabalho da Cia. de Teatro Conscius Dementia pode ser conferido no Facebook (ciaconsciusdementia) e Instagram (@ciaconsciusdementia), além de contatos por e-mail conscius dementia@gmail.com e do Whatsapp (35) 9 9808-7312.