Como escolher a melhor escola para o seu filho? Professora dá 9 dicas

source

Grande dúvida de muitos pais, “onde meu filho vai estudar?”, é sim uma grande decisão, pode ser por pouco tempo ou por toda a vida estudantil, mas independente de por quanto tempo for, a decisão é difícil e tem que ser baseada em múltiplos fatores, fatores esses que devem satisfazer a você e ao seu filho.

Leia também: Meu filho é muito competitivo. Isso é bom ou ruim?

escola arrow-options
shutterstock

Como escolher a melhor escola para o seu filho?

Qual a hora certa para colocar a criança na escola ? Não existe hora certa, isso tem mais a ver com a disponibilidade da mãe para cuidar, e a necessidade da criança em sociabilizar.

Poderíamos dizer que a hora ideal é depois da criança desmamada, mas muitas mães precisam voltar ao trabalho logo depois da licença maternidade, alguns acham que o ideal e depois de serem desfraldadas, outros quando a criança já esta falando, então não existe momento ideal, existe momento mais propício para mãe e filho.

A primeira escola deve estar de acordo do que você considera ideal para o seu filho. A primeira coisa a fazer é escolher duas ou três escolas de seu interesse, marcar visitas e conhecê-las; visitando as escolas verifique os itens que mais lhe preocupam e veja como funcionam no ambiente que você esta conhecendo.

1 – Como é o espaço fisico, a estrutura? Veja se tem espaços adequados para alimentação, brincadeira, área verde, como é a área de higiene, se os locais dentro da escola são seguros, limpos e organizados para crianças da idade do seu filho.

2 – Verifique os horários de entrada e saída, tem estacionamento próximo? Como fica o transito na região? qual a distância  da sua casa? Isso vai contar muito no dia a dia para você e para o seu filho.

3 – Certifique-se do valor da mensalidade e dos valores extras como uniforme, materiais, passeios, e coloque tudo dentro do seu orçamento.

4 – Converse com os coordenadores para saber no que a escola da mais ênfase. Esportes? Artes? Ética? Politica?. Lembre-se que quando as crianças absorvem tudo que veem, portanto aquilo que será ensinado a ela na escola quando pequenas terá um peso muito grande na sua formação.

5 – Importante também é o horário de estudo, manhã? Tarde? Integral? Bom nesse caso também depende das necessidades dos pais  e dos filhos. Precisa deixar no integral? A criança acorda tarde, a criança gosta de dormir depois do almoço? A mãe tem que avaliar o que é melhor para o filho.

6 – Quanto a proposta pedagógica , procure uma que se alinhe com o que você pensa, o que você quer que seu filho aprenda, mais do que varias vertentes pedagógicas de ensino, o importante é estar de acordo com os valores da sua família, você tem que ter empatia pela escola, e pelos seus propósitos

7 – Cada escola é uma escola, Municipal, Estadual, Religiosa, Particular, de direita, de esquerda, escola laica e varias outras, e cada criança é uma criança, o que é bom para uma, não necessariamente será bom para outra.

8 – Após visitar as escolas, se tiver alguma duvida, faça uma lista muito honesta de prós e contras, com crianças um pouco maiores leve para conhecer o espaço, converse com mães que tem ou ja tiveram filhos na escola escolhida, retorne a escola de sua preferência e tire duas duvidas, pergunte mais coisas, pesquise mais, somente matricule seu filho quando estiver absolutamente certa de que esta fazendo a coisa certa.

Leia também: Por que nossos filhos estão com a agenda lotada?

9 – Nós também já fomos crianças, e na maioria dos casos nos lembramos com muito saudosismo de nossa primeira escola , se mesmo depois de todas as suas pesquisas você ainda não estiver certa de sua escolha, procure lembrar de quando você era criança, do que você mais gostava na sua escola, o que te deixava feliz, isso é o que você deve procurar na escola para o seu filho. 

Fonte: IG Mulher