Comissão vai cobrar critérios para designação em 2020

Os critérios adotados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para o processo de designação em 2020 voltam à pauta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A comissão realizará audiência pública sobre o tema na segunda-feira (11/11/2019), a partir das 14h05, no Auditório José Alencar. A secretária Julia Sant’Anna foi convidada a participar do debate.

Os designados são servidores contratados sem concurso para suprir o deficit de efetivos. Atualmente, eles representam pouco mais da metade do total de trabalhadores na educação. No dia 24 de outubro, a comissão realizou  com a categoria, que cobrou maior transparência no processo seletivo para 2020 e antecedência na divulgação das regras.

Na ocasião, a coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), Denise de Paula Romano, afirmou que, desde agosto, a categoria vinha cobrando o edital, sem obter respostas. Já a representante da SEE disse que levaria todas as questões ao conhecimento de Júlia Sant’Anna.

Por essa razão, ainda durante a audiência, a presidente da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), já havia anunciado que faria nova reunião para cobrar respostas. “Os critérios não podem ser interpretados de formas diferentes, causando desespero nos trabalhadores da educação por falta de clareza e transparência”, destaca a deputada.

Transmissões ao vivo – Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Além disso, quem não puder comparecer à reunião poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Consulte a pauta da audiência.