Coluna MG 29/11/2021

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Manhuaçu terá Campanha Natal Luz
A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Cultura e Turismo, prepara uma grande atração natalina para os próximos dias. A campanha “Natal Luz” foi apresentada aos comerciantes. A campanha foi elaborada em conjunto com as instituições da cidade, como Associação Comercial, CDL e Sindicomércio e entre as novidades está a volta das decorações natalinas na cidade. “Estamos nos posicionando como polo comercial e temos certeza de que vamos melhorar ainda mais o nosso mercado interno, que enfrentou grandes desafios neste período de restrições sanitárias”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Silvério Afonso. (Diário de Manhuaçu)

HIV afeta homens de 20 a 40 anos
Décadas após a descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o avanço da medicação contribui na adesão ao tratamento e consequentemente ajuda na redução do número de óbitos por aids. Na próxima quarta-feira, 01, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data criada para alertar a população e reforçar a importância da prevenção. Atualmente, a maior parte dos casos positivos do vírus é em jovens do sexo masculino. Em Coronel Fabriciano, a Gerente da Atenção Especializada, Danielle Miranda, conta que atualmente há 296 pacientes em tratamento de soropositivos no município. “A predominância é de homens, adultos, na faixa etária de 20 a 40 anos. Nessa faixa são 106 homens e 26 mulheres”, detalhou. (Diário do Aço – Ipatinga)

Campanha contra violência doméstica
A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Polícia Civil lançam nesta segunda-feira, 29, em Montes Claros, o lançamento regional da campanha “Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”, instituída pela Lei n. 14.188/2021, que consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência. Para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

continua depois da publicidade

Cidades da Amog suspendem carnaval
Prefeitos, Secretários e Gestores de Cultura formalizaram decisão de manter as festividades suspensas para evitar riscos devido à pandemia. De forma conjunta e unânime, os prefeitos, os secretários e gestores de Cultura dos Municípios que compõem a Associação Microrregional dos Municípios da Baixa Mogiana (Amog), decidiram em reunião realizada em plataforma online, pela não realização do Carnaval 2022. Apesar do avanço da vacinação da população contra a covid-19 e da redução dos níveis de internação e falecimento em decorrência da enfermidade, a proposta leva em consideração diversos aspectos e a atenção aos índices hospitalares. (A Folha Regional – Muzambinho)

Menor número de casos de dengue
Uberlândia registrou a menor média de casos de dengue dos últimos três anos. De acordo com o levantamento do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 2021 foram 570 casos confirmados, o que representa uma queda de 69,8% em relação ao último ano. Segundo o levantamento, no ano passado, foram 1.891 confirmações pela doença. Das 4.548 notificações, 2.581 foram descartadas. Em 2019, a cidade teve um surto da doença. Foram 34 mil notificações por dengue. Dos suspeitos, 30.686 foram confirmados e 20 pessoas morreram por dengue. (Diário de Uberlândia)

Medidas para melhorar água
Desde 2012, a água esverdeada do lago do Museu Mariano Procópio (Mapro) chama a atenção de visitantes e funcionários do parque. A alteração na coloração da água virou tema da tese de doutorado da bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marcela Miranda, que buscou identificar as principais causas do problema e propôs medidas para minimizar as florações das algas que provocam a nata verde densa na superfície do lago. Atualmente, a Prefeitura de Juiz de Fora, em parceria com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), tem adotado medidas de restauração com o intuito de tornar o local mais limpo. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Divinópolis cancela pré-carnaval em 2022
Por meio de sua rede social no Instagram, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) e a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) anteciparam a decisão que seria tomada após as festas de fim de ano e bateram o martelo sobre a não realização do pré-carnaval na cidade em 2022. Com balde nas mãos e samba nos pés, o chefe do Executivo e a Secretária de Governo comentaram que o momento da pandemia ainda não possibilita que haja a tradicional festa carnavalesca no município. “Vamos trabalhar, festa a gente faz depois”, postou Gleidson (Divinews – Divinópolis)