Coluna MG | 27/08/18

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais do Estado de Minas Gerais (Sindijori).

Prefeituras não pagam contas das estatais
Com o agravamento da crise nos municípios, as prefeituras do Vale do Jequitinhonha decidiram suspender todos os pagamentos das empresas estatais: Cemig, Copasa, Copanor e os convênios como IMA, IEF e Emater. Segundo os prefeitos, os recursos que são pagos a essas empresas serão usados para ajudar no custeio das ações de saúde, assistência social e até mesmo complementar a folha salarial da educação, já que o Governo do Estado não tem repassado esses recursos e, de maneira indevida, vem retendo a parte do ICMS que pertencem aos municípios e forma o Fundeb. (Tribuna do Mucuri)

Encontro de carros terá programação gratuita
Araxá vai receber no feriado de 7 de setembro o Brazil Classics Renault Show 2018 – 23° Encontro Nacional de Automóveis Antigos, a mais importante e uma das mais longevas exposições do gênero país. O evento, que tradicionalmente ocorre no feriado de Corpus Christi, excepcionalmente esse ano ocorrerá de 5 a 9 de setembro, no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá. O evento é promovido pelo Instituto Cultural Veteran Car (MG) e tem o intuito de ressaltar a importância histórica dos carros, expondo e contando a trajetória de cerca de 300 exemplares automotivos de várias décadas e partes do mundo. (Diário de Araxá)

Empresas juniores conquistam o exterior
Vinte e três empresas juniores de oito instituições de ensino superior de Juiz de Fora realizaram mais de 500 projetos e movimentaram cerca de R$ 800 mil no ano passado. Mais de 400 universitários participam da iniciativa a cada semestre, na cidade. No país, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) reúne cerca de 700 empresas nas mais diversas áreas. O segmento encerrou 2017 com R$ 22 milhões faturados enquanto rede (somatório de todos os projetos executados), 11 mil projetos realizados e cerca de 20 mil empresários juniores envolvidos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Festival de Arte e Cultura acontece até dia 1o
Acontece entre até o dia 1º de setembro, a 8ª edição do Festival de Arte e Cultura do Cefet-MG. Com o tema “Arte e Tecnologia”, o Festival trará exibição de filmes, peças de teatro, apresentações de música e dança, oficinas, palestras e feiras para oito campi do Cefet-MG. Segundo o professor Vitor Guimarães, da Coordenação Geral de Atividades Culturais, o destaque nesta edição são os trabalhos artísticos que evidenciam as relações entre a tecnologia e as expressões culturais que atravessam o cotidiano escolar. Entre as atividades estão a exibição de filmes como “Favela em Diáspora”, “Martírio” e do premiado longa mineiro “Arábia”; oficinas de origami, capoeira e circo; Feira de Artes Gráficas; Festivais de Música; apresentação da peça “Peixes”, de Ana Regis, entre outros. (Leopoldinense)

Axé Uberaba completa 15ª edição
O Axé Uberaba completa 15 anos como a maior micareta de Minas Gerais, nos dias 23 e 24 de novembro. Seis atrações nacionais vão sacudir o CentroPark, mesclando axé com sertanejo, para comemorar 15 anos de folia. Diretamente da Bahia, estão confirmados a cantora Claudia Leitte, a banda Psirico, o Cidadão Uberabense Alexandre Peixe e o Embaixador do Axé Uberaba, Tomate. Os sertanejos que se apresentarão nos trios elétricos são Marília Mendonça, pela primeira vez em Uberaba, e a dupla consagrada Zé Neto & Cristiano. A primeira edição do Axé Uberaba foi realizada em 2004, no Parque Fernando Costa. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Profissionais da MGO recebem treinamento
Com o foco no aprimoramento do atendimento as ocorrências e atualização dos conhecimentos dos socorristas, médicos e enfermeiros, a concessionária MGO Rodovias promoveu o treinamento prático e teórico de técnicas avançadas de resgate em acidentes, nos meses de julho e agosto, em Araguari. As práticas adequadas de Atendimento Pré-hospitalar (APH) tornam o processo mais dinâmico, permitindo que a assistência seja realizada com agilidade, mas sem descuidar da qualidade e da segurança nos serviços prestados aos usuários. Mais de 120 profissionais da equipe de APH foram capacitados para resgate veicular. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Ação Moradia quer ampliar horta orgânica
São 25 anos de história de ajuda à comunidade de baixa renda dos bairros Dom Almir, Morumbi, Alvorada, Joana D’arc e região. Atualmente, a Ação Moradia atende 240 crianças e jovens, emprega 30 pessoas e beneficia mais de 400 famílias com projetos dentro da instituição. Como forma de ampliar ainda mais esse atendimento, a ONG tem um projeto de expandir a horta orgânica e agroecológica, que funciona na entidade em um espaço de 1 mil m², no bairro Morumbi, para uma área institucional de pouco mais de 3 mil m², no bairro Reserva dos Ipês. (Diário de Uberlândia)