Coluna MG 21/02/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Protesto contra a mineração na Serra da Piedade
No domingo, 17, na entrada para Santuário Nossa Senhora da Piedade, cerca de 200 pessoas, representantes dos movimentos ecológicos CBH Rio das Velhas, S.O.S. Serra da Piedade, Movimento pelas Serras e Águas de Minas, CSA Brasil e CSA Minas, promoveram uma manifestação contra a pretensão da empresa AGV de voltar com a mineração na Serra da Piedade. A mineradora AVG solicitou licença para retirar minério numa das encostas da Serra. A concessão vai ser analisada nesta sexta-feira, 22, numa reunião da comissão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. (Jornal Opinião- Caeté)

Prédio da Câmara Municipal é interditado
O prédio da Câmara Municipal de Teófi lo Otoni foi interditado nesta semana pelo Corpo de Bombeiros, pois está com risco iminente de um incêndio na parte de fi ação dos aparelhos de ares condicionados. Essa interdição pegou a população de surpresa, pois tem pouco mais de um mês que houve uma solenidade na Câmara marcando a reinauguração da pintura e outras reformas. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Preço de combustível cai em Poços
O Procon/Poços divulgou a pesquisa mensal de preço dos combustíveis vendidos na cidade. Foram pesquisados 30 estabelecimentos. Os preços da gasolina aditivada, da gasolina comum e do etanol caíram, respectivamente, 0,93%, 0,71%, 1,26%, enquanto os preços do diesel comum e do diesel S10 subiram, respectivamente, 0,31% e 0,25%, em relação à pesquisa realizada em 17 de janeiro passado.(Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

 Forte chuva causa alagamentos em avenidas
Chuva forte que caiu em Uberaba por aproximadamente 25 minutos causou vários pontos de alagamento na cidade. As principais avenidas do Centro, já com histórico de enchentes e alagamentos, foram novamente invadidas pelas águas.  Os quatro pontos de maior volume e concentração de água da chuva foram as avenidas Doutor Fidélis Reis, Leopoldino de Oliveira e Prudente de Morais, esta última no bairro Abadia, além da Praça Gabriela Castro Cunha, no entorno do estádio Uberabão. (Jornal da Manhã- Uberaba)

 “Pimentas Nucleares” na Uniaraxá
Estudantes do Curso de Agronomia estão participando do cultivo de pimentas especiais; originárias de vários países no Campo Experimental do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). O diferencial desse cultivo está na quantidade de substâncias que provocam a “ardência” que a pimenta consegue armazenar. Ao todo, estão sendo plantadas cinco espécies: Jalapeño (originária do México); Naga Morich e Bhut Jalokia (originárias da Índia); 7pot Backarrope e Trinidad Scorpion Moruga (originárias de Trinidad e Tobago). Fora a pimenta Jalapeño, todos os outros cultivares são denominados de “pimentas nucleares”. (Diário de Araxá)

 Tiro de Guerra conclui seleção de atiradores
Entre os dias 11 e 15 deste mês, o Tiro de Guerra 04-034, de Varginha, realizou a seleção complementar dos futuros atiradores para a matrícula no corrente. Para esta fase da seleção se apresentaram aproximadamente 356 jovens nascidos no ano de 2.000 e remanescentes, dos quais 100 serão designados para o início das atividades de instrução no TG. Durante a seleção dos jovens, foram realizadas entrevistas com intuito de se verificar possíveis problemas médicos e sociais que venham a dificultar a matrícula para prestação do Serviço Militar. (Correio do Sul- Varginha)

 Campanhas arrecadam materiais escolares
Chega o início do ano e os gastos extras também aparecem, entre eles, as compras de material escolar. Mas não são todos os pais que têm condições financeiras de comprar tudo o que é pedido na lista das escolas. Por isso, muitas instituições de ensino e creches se deparam com crianças sem o básico para a volta às aulas. Pensando nisso, uma empresa e um grupo de voluntários de Uberlândia estão se mobilizando para conseguir doações e garantir o estudo de crianças carentes. (Diário de Uberlândia)

Casos suspeitos de arboviroses diminuem
De acordo com o Departamento de Epidemiologia e Estatística, ao contrário do que está ocorrendo no Estado de Minas Gerais, que tem epidemias instaladas em dezenas de municípios, Caratinga registrou a redução nos números de casos notificados de arboviroses durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019, quando comparado ao mesmo período de 2018. Além disso, não foi registrada ocorrência de formas graves das arboviroses no município até o momento. Os dados mostram em janeiro deste ano o registro de nove casos notificados (oito de Dengue e um de Chikungunya) e em fevereiro, quatro notificações (três de Dengue e uma de Chikungunya). (Diário de Caratinga)


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!