Coluna MG 20/09/2021

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

JF retoma atividades escolares
Após meses de negociações e embates judiciais, a segunda-feira, 20, marcou o primeiro passo para o retorno das aulas presenciais nas escolas juiz-foranas. Ao longo da semana, profissionais da educação retornam aos estabelecimentos de ensino do município para alinhar os últimos detalhes visando ao retorno dos alunos, previsto para acontecer a partir da semana seguinte. Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora, o município tem 105.307 alunos e 7.510 professores na educação básica. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Formiga prorroga adesão ao Refis
A Prefeitura de Formiga prorrogou, por mais 45 dias, o prazo para adesão ao Refis, programa destinado a incentivar os contribuintes a regularizarem seus débitos com o Município, mediante a quitação de créditos municipais tributários e não tributários inadimplidos, inscritos ou não em Dívida Ativa. O Refis foi instituído em meados de junho e prorrogado pela primeira vez no início de agosto. (O Pergaminho – Formiga)

Pirapora vai atualizar registros
A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura deu início ao projeto para atualização dos registros para inventário dos bens culturais do município. A equipe da secretaria esteve em alguns pontos da cidade para verificação da estrutura, registro de fotografias e algumas análises dos bens culturais. Foram visitados para a atualização, os seguintes bens culturais do município: Estação Ferroviária, Igreja Matriz de São Sebastião, Colégio Santíssimo Sacramento, Sobrado de Tiburtino, Comércio de Sancho Ribas e Conjunto Arquitetônico da Franave, bens culturais inventariados e protegidos pelo município e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG). (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Projeto proíbe linguagem neutra em escolas
Com apenas um voto contra, os vereadores de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, aprovaram o projeto que proíbe a linguagem neutra nas instituições de ensino públicas e privadas do município. A proposta foi aprovada por 15 votos em meio a gritos de “família”, na última semana. Manifestantes lotaram o plenário da Câmara Municipal. A linguagem também conhecida como “não binária” e inclusiva visa substituir amigo ou amiga por amigx, amigue. É uma forma de neutralizar as palavras para quem não se identifica como homem ou mulher. A norma se aplica a todos os níveis de educação, sendo que o descumprimento pode gerar penalidades administrativas. (O Popular – Nova Serrana)

Secretaria ganha nova sede
A nova sede da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas foi inaugurada recentemente. A expectativa é que o local se transforme em um centro de promoção e educação ambiental. A sede possui biblioteca e salas para reuniões, sendo que a utilização do espaço não se restringe aos projetos da secretaria responsável, uma vez que foi ampliada para outros serviços e para a comunidade. Até 2017, no prédio onde está instalada a secretaria funcionava a Escola Estadual Lenir Medina. O imóvel foi cedido à Prefeitura de Pará de Minas, que o reformou completamente. Hoje, ele também abriga a base de operações do Anjos do Asfalto. (Diário Pará de Minas)

continua depois da publicidade

Centros de Reservação voltam a fechar
Todos 11 Centros de Reservação de Uberaba devem ficar fechados nesta segunda-feira, 20, por um período de oito horas, no seguinte horário: das 8h às 16h. A suspensão da distribuição de água é necessária para continuar o reequilíbrio do reabastecimento dos reservatórios. A estratégia é manter todos dos Centros de Reservação em sua capacidade máxima, para que no horário de reabertura, o abastecimento seja equilibrado e uniforme para todos os bairros, independente se estejam localizados nas regiões mais altas de cada setor. (Jornal da Manhã – Uberaba)

NS vai investir em projeto de Cidade Inteligente
A Prefeitura de Nova Serrana, aderindo ao modelo de Cidades Inteligentes, realizou uma licitação vencida pela empresa Quantum Engenharia, a qual gerou uma Parceria Público Privada (PPP) em contrato que prevê investimentos de R$40 milhões. O projeto prevê a mudança de toda iluminação pública da cidade, com a substituição das atuais lâmpadas para as de led, além da implantação de uma rede de telecomunicações que vai interligar todos os prédios públicos, mais o serviço de videomonitoramento e rede de wifi para toda população da cidade. (Divinews – Divinópolis)

Grupo de dança se apresenta em festival
A Companhia de Dança Suelen Cristina, de Manhuaçu, se apresentou no Festival de Dança PlieÌ, no Teatro Caritas, em São Paulo, neste fim de semana. O festival de dança oferece as premiações para os três primeiros colocados e agora criou um troféu transitório e ainda vaga para participação no Festival Danzas del Mercosul, na Argentina. Suelen Cristina conta que o grupo estará em São Paulo com doze dançarinos. “Primeira categoria será apresentação de dança contemporânea com o tema sobre a violência doméstica. A segunda categoria é dança livre, com o tema movimento”, conta a dançarina. (Diário de Manhuaçu)