Coluna MG | 20/08/18

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais do Estado de Minas Gerais (Sindijori).

Estudantes fazem protesto na UFJF
Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora realizou protesto na manhã desta segunda-feira, 20, no campus da UFJF. O ato foi motivado pela situação enfrentada pelo estudante Hiago Thales Furtado da Silva, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). Embora surdo, ele não estaria tendo acesso a um intérprete para Língua Brasileira de Sinais (Libras), comprometendo o seu desempenho acadêmico. O movimento foi organizado pelo Diretório Acadêmico Carlos Campos Sobrinho da Faefid que, junto com a direção da unidade, questiona a dificuldade de acesso do calouro à acessibilidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Sindicato negocia horário do comércio
Com data-base em agosto, o Sindicato do Comércio Varejista de Uberaba e Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba iniciam negociação. Já foram realizados alguns encontros e entre as questões debatidas está a ampliação no horário de funcionamento do comércio de rua. Na negociação do ano passado houve alguns entraves e, para este ano, segundo o presidente do Sindico do Comércio Varejista de Uberaba, Marcelo Árabe, a expectativa é que haja um consenso entre as partes, para não gerar transtornos futuros. De acordo com o presidente, entre os assuntos debatidos, vale destacar a questão dos feriados. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Ministério autoriza compra de aparelho
O Ministério da Saúde autorizou nesta semana a compra de um equipamento de hemodinâmica para o Hospital Municipal de Uberlândia. A aquisição foi recomendada pelo Ministério Público Estadual (MPE) ao Município no último dia 20, como forma de diminuir a fila por cateterismo e angioplastia, que chega a ter 1,7 mil pacientes, já que apenas o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) oferece o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A previsão do secretário municipal de saúde, Gladstone Rodrigues, é que o aparelho esteja em funcionamento em um ano. Segundo Gladstone, será feito um processo de dispensa de licitação para agilizar e simplificar a compra do aparelho, o que deverá levar cerca de 90 dias. (Diário de Uberlândia)

Alunos definem propostas
Os alunos participantes do Polo Regional Zona da Mata I, formado por Leopoldina, Matias Barbosa, Mar de Espanha, Santos Dumont, Chiador, Olaria e Bicas, definiram as sete propostas que serão levadas para a etapa estadual do Parlamento Jovem 2018. A escolha aconteceu em plenária regional realizada na última terça-feira, 14, na sede da Câmara Municipal de Matias Barbosa. Neste ano, os estudantes tiveram o desafio de debater e propor sugestões sobre o tema “Violência contra a Mulher”. Nessa etapa do projeto, os jovens discutiram treze propostas e priorizaram sete sugestões que irão compor o documento que o polo defenderá na etapa estadual. (Leopoldinense)

Equipes passam por treinamento
Auxiliares, técnicos e dentistas que compõem nove equipes de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família, participaram de uma capacitação prática, realizada durante a última quinta-feira, 16, em Poços de Caldas. Para a capacitação, pacientes de 5 e 12 anos de idade, já atendidos pelo serviço de Saúde Bucal, foram avaliados pelas nove equipes participantes. A preparação das equipes de Saúde Bucal para o levantamento epidemiológico teve início com a capacitação teórica realizada no final de julho. A próxima etapa, denominada de calibração, que tem o objetivo de padronizar a avaliação dos levantamentos a serem feitos pelos profissionais da Atenção Básica, acontece ainda este mês. (A Folha Regional – Muzambinho)

Postes de operadora geram polêmica
Após operadoras de internet e telefonia acusarem a Vivo de cortar vários dos seus cabos em Divinópolis, um representante da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) esteve anteontem na cidade para coletar relatos dos denunciantes e encontrou evidências que, segundo ele, basearão mais uma denúncia contra a empresa. Desta vez o problema é a instalação de postes em via pública. Breno Vale é presidente do Conselho de Administração da Abrint, associação civil que representa o setor junto a órgãos reguladores. Em entrevista exclusiva ao Agora, ele conta que as reclamações feitas por oito empresas à Câmara chamaram atenção do órgão. Uma delas alega ter tido 400 cabos cortados só neste ano. (Jornal Agora – Divinópolis)

Prefeitura e parceiros criam projeto
Aconteceu no dia 16 de agosto uma reunião entre representantes da Unimed, Grupo Unis/MG e prefeitura de Varginha com o intuito de criar o Projeto “Conhecendo Varginha com Saúde”. O evento será realizado em formato de circuito com 10 corridas de rua e será realizado entre março e dezembro de 2019. As empresas envolvidas e precursoras do projeto são a Unimed, Unis-MG e Prefeitura de Varginha através da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel). As corridas acontecerão em vários pontos da cidade com o intuito de incentivar a prática esportiva e os corredores da cidade além de fazer com que a população possa conhecer mais sobre Varginha e seus diversos pontos atrativos. (Gazeta de Varginha)