Coluna MG 20/06/2022

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Justiça suspende de concessão de hospitais
Acatando pedido do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), a promotora de Justiça Josely Ramos Pontes, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público Estadual, ajuizou uma ação solicitando a suspensão dos Editais de Concessão para os hospitais regionais de Teófilo Otoni e Governador Valadares. A decisão do juiz acolheu a tese de que os editais não foram aprovados pelo CES-MG não podem ser implementados pelo governo do estado. O presidente do Conselho Ederson Alves da Silva ressalta que o controle social defende que o modelo de gestão dos hospitais regionais seja gerido pelo setor público e não pela iniciativa privada. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

Parceria cria o Guardião Caratinga
As polícias Militar e Civil, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Caratinga (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ministério Público, Prefeitura e Câmara, apresentaram o sistema de videomonitoramento Guardião Caratinga. Trata-se de um ousado e moderno sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução em locais estratégicos da cidade, com uso de tecnologia capaz de realizar a leitura de placas, bem como reconhecimento facial. Inicialmente, o projeto prevê 30 câmeras instaladas pela cidade, com previsão de ampliação, especialmente, para os distritos de Caratinga ligadas numa central de monitoramento no 62° Batalhão de Polícia Militar com acompanhamento em tempo real 24 horas. (Diário de Caratinga)

 Usiminas debate a diversidade
A Usiminas realiza até o dia 24 de junho sua 3ª Semana da Diversidade e Inclusão em Ipatinga. E nesta edição, parte da programação será voltada para o público externo. A proposta da empresa é ampliar o debate sobre o tema, que já vem sendo trabalhado internamente desde 2019, para o público. Na terça-feira, dia 21, às 14h, representantes do Senai de Ipatinga farão a palestra “Pessoas qualificadas para um presente e um futuro mais diverso e inclusivo nas organizações”. Os participantes poderão conhecer um pouco mais do que a Usiminas tem feito nos seus processos de Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento para avançar na inclusão de pessoas diversas e sobre a Plataforma Mundo Senai. (Diário do Aço – Ipatinga)

continua depois da publicidade

 Exportações alcançam US$ 4,69 bilhões
Mesmo durante a pandemia, o agronegócio continua forte e sendo um dos principais motores da economia mineira. Segundo dados compilados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o segmento bateu recorde e exportou US$ 4,69 bilhões de janeiro a abril de 2022. Foram 3,8 milhões de toneladas, o que representa alta de 49% no valor da receita e 0,1% no volume embarcado, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Os grandes destaques foram o café, complexa soja e o grupo das carnes. No período, o estado representou 9,67% das exportações brasileiras de produtos agropecuários. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

Silviano Brandão anuncia pré-candidatura
O ex-Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, Bernardo Silviano Brandão colocou seu nome a disposição do Governador Romeu Zema e do partido Novo para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Bernardo é advogado, formado pela Faculdade de Direito Milton Campos, tendo trabalhado durante 7 anos como advogado corporativo em empresas nos ramos de construção civil, mineração e saúde. Em janeiro de 2019 assumiu o cargo de Assessor de Relações Institucionais do Vice-Governador Paulo Brant e no final daquele ano foi nomeado Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, função que exerceu até março de 2022. (Ascom)

Cidade terá Banco de Alimentos
Será inaugurado o Banco de Alimentos em Bom Despacho. Segundo a Prefeitura, a iniciativa terá o apoio da Comunidade Terapêutica Bem Viver e visa beneficiar inúmeras famílias, que receberão alimentos nutritivos e importantes para a manutenção de uma boa saúde. O Banco de Alimentos fará a gestão de alimentos recebidos como verduras, legumes, carnes e grãos. Em seguida, os produtos serão encaminhados para entidades da cidade, que devem repassar as doações para as famílias atendidas. (Últimas Notícias – Formiga)

Embaixador da Croácia inaugura exposição
No Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, o embaixador da Croácia, Ranko Vilović, inaugurou a exposição “Irmãos Seljan -Exploradores Croatas na América do Sul”. A exposição retrata a vida e as expedições de Mirko e Stevo Seljan, nascidos em Karlovac, na Croácia, que viajaram e trabalharam juntos, percorrendo a América do Sul. A visitação fica aberta até o dia 23 deste mês. De acordo com Ranko Vilović, por ser uma grande oportunidade para estreitar as relações entre Brasil e Croácia, o projeto da exposição recebeu o apoio de ambos os Ministérios de Relações Internacionais, brasileiro e croata. (O Liberal – Ouro Preto)

Comunidade faz doação de alimentos
Pelo segundo mês seguido, o Café Cacon de Poços de Caldas recebeu uma doação de alimentos feita pela comunidade de um centro espírita da cidade norte-americana de Mount Vernon, reduto de poços-caldenses no estado de Nova York. O Mont Vernon Spirit Center conta com vários cidadãos de poços que foram viver nos Estados Unidos. Eles entraram em contato com o Wagner Carrijo aqui no Brasil que, por sua vez, comprou os produtos e fez a entrega na sede do SOS Santa Casa. Na doação deste mês, foram entregues: 15 mil copos descartáveis, 1500 saquinhos de papel, 23 embalagens de achocolatado de 400g, 60 kg de açúcar cristal e 50 pacotes de meio quilo de café. (Poços Com – Poços de Caldas)