Coluna MG 16/01/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Bancos do calçadão serão grafitados
Assim como foi feito na praça Rui Barbosa, integrante do Espaço Artur Machado, em Uberaba, o calçadão também ganhará novas cores. Os 21 bancos instalados no trecho (até a Pernambucanas) serão grafitados com imagens que remetem à cultura e à história da cidade. A ação, realizada em parceria das secretarias de Planejamento Urbano e de Serviços Urbanos, terá a contribuição de artistas de rua da cidade, que retratarão nos assentos importantes passagens históricas da cidade. O trabalho está previsto para começar dentro de 20 dias. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Rio Doce é a 5ª cidade mais desenvolvida
 Rio Doce é a 5ª cidade mais desenvolvida de Minas Gerais e está em 1º lugar na Zona da Mata. É o que mostra o resultado do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), do Instituto Áquila, com dados obtidos e verificados após sete anos de estudos. Conforme os dados, a Doce Terra recebeu nota 75,66, destacando-se em vários setores da Administração Municipal. Foram avaliados cinco patamares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. (Folha de Ponte Nova)

Ex-governador atrapalha municípios
Pelo menos dois  anos de mãos atadas. Assim ficou a  maioria dos municípios do Vale do Mucuri,  após o ex-governador de  Minas, Fernando Pimentel (PT) confiscar verbas  constitucionais dos municípios mineiros. Os atrasos  constantes dos repasses, do  Fundeb, Transporte Escolar, Saúde, IPVA e ICMS,  deixou muitos prefeitos literalmente com o pires na  mão. A classe que mais  ficou prejudicada foi a dos  professores, pois com verbas  do Fundeb (fundo para a  Educação) retidas pelo Estado, os professores e demais  funcionários da Educação  de várias cidades estão sem  salários há pelo menos dois  meses e sem o 13º. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 Direito traz inovação em grade curricular
 Internet, redes sociais, aplicativos, mensagens instantâneas. As novas tecnologias transformam o mundo e o mercado de trabalho com grande velocidade, obrigando os profissionais a se adaptarem a uma nova realidade. De olho nessas mudanças no mundo, o curso de Direito do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) apresenta uma reformulação em sua grade curricular, de forma a preparar os profissionais do futuro, conectados com a inovação e com o empreendedorismo.  (Sete Dias – Sete Lagoas)

Prefeitura alerta sobre animais abandonados
A Prefeitura de Muriaé faz um alerta sobre animais abandonados nas ruas da cidade e nas estradas de acesso ao município. Além do perigo de causarem acidentes em estradas, esses animais soltos – principalmente de médio e grande porte, como cavalos – podem prejudicar a segurança da população e dos próprios animais.  Na tarde da última terça-feira, 15, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), resgatou dois cavalos abandonados na Praça João Pinheiro, Centro. (Gazeta de Muriaé)

Unis tem nota alta no MEC
O Grupo Unis foi classificado pela Revista Exame, uma das mais importantes no cenário de negócios do Brasil, como uma das melhores Instituições de Ensino do Brasil. Baseado nos últimos indicadores de qualidade oficiais divulgados pelo MEC, a lista traz faculdades de todo o país. “Os resultados do ciclo avaliativo de 2017 foram em dezembro e a nota do IGC (Índice Geral de Cursos) variou de 1 a 5.  Instituições com IGC 4 e 5 são consideradas excelentes e aquelas que não chegam a ter IGC faixa 3 não atingem os níveis satisfatórios exigidos pelo MEC”, explicou o texto da Revista. (Correio do Sul – Varginha)

IFMT oferece cursos de línguas
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está oferecendo para toda comunidade 455 vagas remanescentes para os cursos de línguas nos nove campi da Instituição. Os cursos são de inglês, francês e espanhol. Nos dois campi de Uberlândia há 107 vagas para candidatos de idade igual ou maior de 13 anos. Os cursos começam na segunda quinzena de fevereiro e as inscrições vão até amanhã. A prova será aplicada no dia 03 de fevereiro. Os cursos têm três anos de duração e são divididos por semestre e níveis que vão do básico ao avançado. Dos candidatos às vagas remanescentes é exigida uma noção básica na língua de interesse, uma vez que os níveis com possibilidade de ingresso são para turmas do Básico II, Intermediário (I e II) e Avançado (I e II). (Diário de Uberlândia)

Liga promove V Encontro de Botonistas
A Liga Leopoldinense de Futebol de Mesa promove no dia 26 de janeiro, a partir das 14h15, no Texas Club, o 1º Torneio Camel Cardoso, com medalhas e troféus para os três primeiros colocados e também premiação infantil, valendo pontuação para o Ranking 2019. O futebol de mesa ou futebol de botão foi uma prática muito aproveitada por crianças, jovens e adultos de diversas gerações. A região da Zona da Mata Mineira é referência no Brasil em torneios nacionais, disputados por equipes como o Tupi de Juiz de Fora e São Carlos/Futrica, considerada a associação de futebol de mesa mais antiga de todo o Estado, com mais de 50 anos de criação. (Jornal Leopoldinense)


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!