Coluna MG 15/04/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Hospital pode parar em Teófilo Otoni
O diretor clínico do Hospital Santa Rosália, Marcos Antônio Martin Amaral, enviou ofício aos médicos informando de uma situação financeira gravíssima do hospital e que os serviços poderão ser paralisados até dia 25 de abril. Há muito tempo o hospital vem anunciando paralisação, passando por problemas financeiros graves, atrasos em salários dos médicos, problemas que muitas vezes são resolvidos paliativamente. Mas, parece que agora chegou numa situação insustentável. O hospital atende Teófilo Otoni e outros 63 municípios. De 2016 tem um atraso de 3 meses no pagamento dos médicos. “Houve uma intervenção, mesmo assim o hospital continua com atraso de pagamento”, explicou. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Termo de compromisso é firmado
O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e o Instituto BioAtlântica (Ibio), entidade equiparada à agência de águas da bacia do Rio Doce, com a interveniência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), firmaram Termo de Compromisso para estabelecer a cooperação mútua na prestação de apoio técnico-administrativo, tratamento de dados e instrução de no mínimo 1.800 processos de outorgas dos empreendimentos localizados nas Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Suaçuí, Caratinga e Manhuaçu, que se encontram em fase de análise na Unidade Regional de Gestão das Águas Leste de Minas. (Diário de Caratinga)

Número de acidentes cresce 22%
O número de acidentes com motocicletas no Centro Oeste de Minas aumentou 22% no primeiro trimestre de 2019, segundo um levantamento feito com base nas ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). O levantamento considerou os registros feitos em Divinópolis, Pará de Minas, Bom Despacho, Formiga e Nova Serrana e revelou que o número saltou de 123 acidentes registrados entre janeiro e março de 2018 para 150 acidentes no mesmo período de 2019. Dos municípios analisados pela reportagem, a cidade que mais registrou aumento no número de acidentes no período foi Divinópolis, com 79 ocorrências registradas em 2019 contra 49 registros em 2018. Em seguida está Formiga, que saltou de 8 acidentes, para 16 ocorrências. (Jornal Nova Imprensa – Formiga)

ONG recorre à Justiça
Castrações animais farmacológicas previstas no Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, lançado neste sábado, 13, foram impedidas de ser realizadas por uma ação cível pública impetrada pela Organização Não-Governamental (ONG) Abrigo dos Anjos. Iraci Neto lamentou e disse que a iniciativa prejudica as ações do programa. Somente para o sábado, durante o lançamento do programa, havia a previsão de serem realizadas de 50 a 60 castrações farmacológicas, ou seja, por meio de medicamentos. “Tivemos esse dissabor, fomos pegos de surpresa, essa ação está programada há mais de sessenta dias, então fomos prejudicados”, reclama Iraci. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Projeto dá carteira de identidade
Os adolescentes carentes do serviço de convivência do Grande Maracanã vão ter acesso a Carteira de Identidade gratuitamente, a partir deste mês, através do projeto “Cidadania em Foco”, lançado no último sábado, 13, pelo Centro de Referencia de Assistência Social do Maracanã (Cras Maracanã), em parceria com a Loja Maçônica Deus e Liberdade. A proposta é atender 300 adolescentes dos 15 bairros que formam o Território Maracanã. A coordenadora do Cras Maracanã, Claudia Gislene Rocha Fonseca, constatou que muitos adolescentes e jovens não têm documentos, como a carteira de identidade, certidão de nascimento, título eleitoral, carteira profissional e até mesmo o CPF. Um dos principais entraves é que os adolescentes e jovens precisavam apresentar uma fotografia atualizada para retirar a carteira de identidade. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Projeto capacita para o Turismo Vivo
A Prefeitura de Ouro Preto em parceria com a Ufop apresenta o projeto “Conviver- Valorização e capacitação de pessoas para o Turismo Vivo”. Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que objetiva a complementação da educação e a inserção social de pessoas a fim de sensibilizar e capacitar moradores para a atividade turística e cultural. Envolve pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania de Ouro Preto, sobretudo, jovens, mulheres e famílias que possuem o CAD-Único. O projeto vai oferecer “workshops”. (Jornal Voz Ativa – Ouro Preto)

Sete Lagoas amplia atendimento contra dengue
O número de casos notificados de Dengue em Sete Lagoas não para de crescer. Até o momento, já foram 2055 notificações e 305 casos confirmados. Tendo em vista este preocupante cenário, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu adotar algumas medidas para garantir mais assistência à população. Entre as ações, estão o funcionamento, em horários especiais, do Centro de Saúde do bairro Progresso, ESF do CDI e a Unidade Básica da Saúde do Belo Vale. As unidades, passam a abrir, de segunda a sexta, das 17h às 21h, e nos fins de semana das 7h às 19h, para atender pacientes com suspeita de Dengue. (Boca do Povo – Sete Lagoas)


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!