Coluna MG 11/10/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Israel se dispõe a ajudar Norte de Minas
O Norte de Minas pode receber a ajuda do Israel para enfrentar a seca que castiga todo ano a área mineira da Sudene. A parceria foi discutida na quinta-feira, 11, em Montes Claros, no Seminário Internacional de Inovação Tecnológica, realizada pelo Sebrae e que trouxe a cidade o diretor do Instituto Israel-Brasil de Inovação, Ricardo Lomaski. A proposta é implantar projeto piloto no Norte de Minas e depois levar uma equipe do Norte de Minas para Israel. O foco da visita de Ricardo Lomaski a Montes Claros foi discutir como a região usar a tecnologia de startups, a partir de projetos criados em Israel. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Ação celebra os 518 anos de Velho Chico
Para celebrar os 518 anos de descoberta do Rio São Francisco, comemorado, oficialmente, em 4 de outubro, Lagoa da Prata vai realizar uma descida ecológica às margens do rio nos dias 19 e 20 de outubro. O grupo vai sair de Lagoa no sábado, 19, às 9h, onde vão seguir em direção ao rio. Durante a ação, vai haver coleta de lixo ao redor e nas águas. Além disso, também vai ter plantação de árvores no local. A mobilização em prol do rio está sendo organizada por Hemerson Kennedy, da coluna Papo de Pescadô. (Jornal Cidade MG – Lagoa da Prata)

Surto de dengue em JF o maior desde 2016
A dois meses do início do verão e com a aproximação do período chuvoso, inclusive com a ocorrência de precipitações já nesta semana, aumenta a preocupação com a possibilidade de novo surto de dengue em Juiz de Fora. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam para a ocorrência de mais de seis mil casos prováveis na cidade somente neste ano, com 13 óbitos confirmados, fazendo de 2019 um ano epidêmico para a doença, com o maior número de registros desde 2016. A circulação de um novo sorotipo de dengue e a falta do fumacê, aguardo pelo Município desde junho, aumentam a necessidade de intensificar o combate ao Aedes aegypti. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Conferência de Assistência Social é realizada
O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realizou no Theatro Capitólio, em Varginha, Conferência Regioanl de Assistência Social. Ação é uma preparação para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que vai ser realizada até o dia 20 de novembro, em Belo Horizonte. Além de Varginha, mais 10 municípios-sede vão receber as conferências. Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, eventos regionais vão ser precedidos com encontros de fundamental importância para o levantamento das atuais demandas de assistência social da população dessas regiões. (Diário Correio do Sul- Varginha)

Pedágios da BR-050 passam a aceitar cartões
A partir desta sexta-feira, 11, os motoristas que viajarem pela BR-050, no trecho sob concessão da EcoRodovias – entre Cristalina (GO) e Delta (MG) – podem pagar a tarifa de pedágio usando cartões de débito ou crédito de qualquer bandeira. A iniciativa inclui as praças de Uberlândia, Araguari e Uberaba. A cobrança vai ocorrer com o uso de máquinas de leitura comuns, como nos comércios. Depois de inserir ou aproximar o cartão, o usuário recebe a 2ª via da máquina e o recibo do pedágio. A medida deve acelerar o serviço. De acordo com a EcoRodovias, a média de tempo de atendimento com uso de cartões tem variado de 3 segundos, nas operações por aproximação, a 10 segundos, com digitação de senha. (Diário de Uberlândia)

Aprovada criação da Secretaria de Agricultura
A Câmara Municipal de Barbacena aprovou o projeto de Lei do Executivo que cria a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Abastecimento. O projeto faz parte da chamada Reforma Administrativa. Polêmico, o projeto foi muito questionado na tribuna da Câmara pelos vereadores de oposição, para quem a reforma cria cargos comissionados e aumenta os gastos mensais do município. De acordo com os parlamentares, os valores mensais vão ser de R$ 78 mil, perfazendo um total de R$ 1 milhão por ano. Para o vereador Thiago Martins, a reforma ocorre em momento inapropriado, pois deveria ter sido proposta no início do mandato do governo Luís Álvaro (DEM) e não no final. (Folha de Barbacena)

Hospital de Januária está apto a cirurgias
Os moradores de Januária estão comemorando a reabertura do bloco cirúrgico do hospital da cidade. Nesta semana, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais (Visa) deu parecer favorável à emissão do Alvará Sanitário para a unidade hospitalar, garantindo, assim, a reabertura do bloco cirúrgico para a realização de cirurgias eletivas. O hospital atende em média mil pessoas por mês. Sem um local próprio para cirurgias, os pacientes eram encaminhados para cidades vizinhas, como Brasília de Minas e Montes Claros. Além da viagem, os januarenses tinham que aguardar na fila de espera, com centenas de pacientes de diversos municípios do Norte de Minas. (Jornal O Norte- Montes Claros)


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!