Coluna MG | 07/06/18

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais do Estado de Minas Gerais (Sindijori).

•Prefeitura quer vender shopping
A possibilidade de venda do Shopping Popular – que fica em uma das áreas mais valorizadas da cidade, a Praça Doutor Carlos – tem tirado o sono dos dirigentes do Sindicato dos Servidores Municipais de Montes Claros e promete gerar muita polêmica entre moradores e autoridades. O presidente do órgão que representa os milhares de servidores municipais, Célio Flávio Oliva, afirma que a administração municipal está prestes a legalizar a documentação necessária para sacramentar a venda, o que ele considera um absurdo e “um grande desrespeito ao funcionalismo”. Segundo Célio Flávio, a venda não pode ser feita porque o empreendimento pertence ao Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros (Prevmoc) e não à prefeitura. (O Norte de Minas – Montes Claros)

•Operação vistoria postos em Divinópolis
Operação do Corpo de Bombeiros nos postos de combustíveis realizada na terça-feira teve 50 militares e 19 viaturas percorrendo os estabelecimentos da cidade e região, num total de 38. Somente em Divinópolis foram 18 militares em sete viaturas. A corporação coordenada pelo 10º Batalhão percorreu ainda Formiga, Oliveira, Itaúna, Nova Serrana e Pará de Minas. A 3ª edição do “Alerta Vermelho” desencadeou ações de orientação e prevenção realizadas em postos de combustíveis, buscando orientar os funcionários dos estabelecimentos e população quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de incêndios. (Jornal Agora – Divinópolis)

•Pagamento de tributos preocupa empresários
O Sindcomércio Sete Lagoas reuniu representantes de entidades de classe e empresários locais para discutir sobre a questão dos pagamentos de tributos no decorrer do mês de junho. O assunto vem preocupando a classe, em vista de todos os prejuízos que teriam sido gerados ao setor pela recente paralisação dos caminhoneiros. Uma atitude já foi adotada por representações da classe. Através de suas federações, o Sindcomércio, ACI e CDL já se manifestaram ao governo de Minas solicitando a prorrogação dos vencimentos dos impostos estaduais. Após varias colocações, ficou definido que seria encaminhada à Prefeitura de Sete Lagoas e à Câmara Municipal, oficio solicitando a prorrogação de 15 a 20 dias para o vencimento do ISS. (Sete Dias – Sete Lagoas)

•Acadêmicos participam de Simpósio
Entre os dias 31 de maio e 02 de junho aconteceu o XIII Simpósio de Direito Constitucional, no Teatro Guaíra, em Curitiba/PR. A professora de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), Ma. Lilian Maria Salvador Guimarães, esteve presente no evento, ao lado dos acadêmicos da instituição, que são monitores da disciplina, Paulo Gustavo Amorim, José Maria Roque e Rafael Silva Gomes e da acadêmica do 6º período A, Thaís Darc Freitas. Segundo a professora, o evento reuniu importantes nomes de diversos ambientes jurídicos, entre acadêmicos, advogados, ministros, desembargadores e professores. (Gazeta de Varginha)

•JF é a 4ª com maior saldo de empregos
Juiz de Fora é a quarta cidade no ranking mineiro com maior saldo de empregos entre micro e pequenas empresas (MPE). Em abril, o resultado entre admissões e demissões resultou na criação de 369 vagas com carteira assinada. No segmento, o município só perde para Belo Horizonte (2.478), Contagem (651) e Uberlândia (578). Os dados foram divulgados pelo Sebrae-MG e são um recorte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na análise dos quatro primeiros meses do ano, o saldo foi de 35.971 vagas no estado, número quase 86% maior do que o verificado no mesmo período do ano anterior (19.341). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

•Campanha do Perdão quer resgatar livros
Mais de mil livros retirados na Biblioteca Pública Municipal de Uberaba não foram devolvidos. O levantamento é de 2008 até este mês, o que gera preocupação sobre a não-devolução de exemplares que pertencem a toda população e sobre as multas geradas. Pensando nisto, foi lançada a “Campanha do Perdão”, para resgatar livros que foram emprestados e não foram devolvidos. Já em execução, a campanha segue até o dia 30 de junho. Neste mês, os usuários terão isenção de multa, que é de R$1 por dia a cada livro. Para se beneficiar, o usuário deve ir à Biblioteca com as obras emprestadas e apenas fazer a devolução. (Jornal da Manhã – Uberaba)

•Câmara de Muriaé apoia Disque-Denúncia
Entre os temas debatidos na sessão desta semana da Câmara de Muriaé está o que obriga várias localidades no Município a fixar placas informativas sobre o Disque 180 (Violência contra a Mulher) e o Disque 100 (Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) e outro que autoriza o Departamento Municipal de Saneamento Demsur a ser parceiro da Prefeitura na limpeza de lotes abandonados. De acordo com o projeto de Lei do vereador José Carlos (PSB), aprovado na sessão de 05/06, todos os postos de gasolina, meios coletivos de transporte, hospitais e ambulatórios públicos, policlínicas e afins, hotéis, restaurantes, escolas, clubes, casas de show e outros locais de grande circulação no âmbito do município de Muriaé terão que afixar placas (Gazeta de Muriaé)