Coluna MG 05/08/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

UFMG e UFV desenvolvem estudo
Estudo desenvolvido pela UFMG e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai subsidiar o maior programa de reflorestamento já realizado em uma bacia hidrográfica. Nos próximos dez anos, estima-se que 40 mil hectares da bacia do rio Doce vão estar reflorestados. Mais que buscar resposta a uma questão pontual, as universidades somaram suas expertises e produziram vasto conjunto de informações que vão poder auxiliar o planejamento do uso do solo de toda a bacia, o que proporcionará ganhos sociais e econômicos, conforme a vocação da região. O programa vai ser implantado pela Fundação Renova, criada por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta firmado entre a Samarco, subsidiária da Vale e BHP Bilinton, e outros. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

Teófilo Otoni terá feira de agricultura
O Sindcomércio, Sebrae, Emater e Prefeitura, realizaram um coquetel para o lançamento da 2ª Agrivales – Feira de Agricultura Familiar dos Três Vales. A feira, reúne agricultores familiares e artesãos, que terão a oportunidade de expor seus produtos, ganhar visibilidade e garantir negócios futuros através dos contatos durante o evento, que será realizado entre os dias 10 e 12 de outubro no Expominas, em Teófilo Otoni, com entrada franca. (Diário tribuna – Teófilo Otoni)

Espaço Central do Brasil é recuperado
O Espaço Cultural Central do Brasil, em Janaúba, foi reformado por meio de uma parceria entre o IFNMG e a Prefeitura de Janaúba, em Termo de Cooperação que foi firmado em 2018 e agora foi concluído. Nele, a Prefeitura vai ceder três salas para o Instituto, sendo uma sala para a biblioteca e duas salas de aula. Os demais espaços seriam de uso comum: pátio, demais salas, banheiros e cozinha. Além de manter um quadro de servidores municipais, a Prefeitura também arca com os custos de manutenção do Espaço Cultural, que abrange luz, água e vigilância. A reforma foi realizada com emenda parlamentar. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Formiga nas ações Grutas e Mar de Minas
A cidade de Formiga, por meio do “Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas” está na lista divulgada pela Secretaria Estadual de Cultura com a relação oficial dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo, que descentraliza a política estadual de turismo de forma a integrar municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas para desenvolver e consolidar a atividade turística. A associação, que tem sede na Cidade das Areias Brancas, foi fundada em fevereiro de 2005 e desde então recebe a certificação da Setur para ações junto aos municípios associados: Arcos, Campo Belo, Córrego Fundo, Cristais, Formiga, Pains e Pimenta. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Uberaba sedia 42º Fórum dos Procons
A Fundação Procon Uberaba vai estar com as atividades ao público suspensas nos dias 7, 8 e 9 de agosto, devido à realização do 42° Fórum dos Procons Mineiros (FPM), o mais importante encontro dos membros do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor em Minas Gerais. O evento vai ser realizado no Memorial Chico Xavier e vai reunir cerca de 80 Procons. Vai ser a segunda vez que Uberaba recebe o encontro que vai contar com representantes dos órgãos municipais, estaduais e federais de Justiça e defesa do consumidor, universidades e parlamentares. Entre os participantes vai estar Eduardo Schröder, presidente do Fórum dos Procons Mineiros; João Pedro Leite Barros, da Universidade de Brasília (UnB) e Lilian Salgado, do Instituto de Defesa Coletiva. (Jornal da Cidade- Uberaba)

JF terá Centro de Referência LGBTQI+
A terceira edição da Semana Rainbow da UFJF, que começou nesta segunda-feira, 5, vai ser marcada pela abertura do Centro de Referência de Promoção da Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transexuais, não-binários e intersexuais (CeR-LGBTQI+). A iniciativa é do Polo de Referência LGBTQI+ e nasce de encontros de agentes integrantes deste grupo, que acontecem há, pelo menos seis meses. A necessidade de constituir um espaço para acolhimento das demandas dessa população, que ainda não encontra um atendimento especializado nos serviços públicos, foi identificada pelo grupo e toma forma por meio do centro, que vai funcionar nas salas 3 e 5 da Casa Helenira Preta. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Renova abre espaço para associações
Trabalhos artísticos criados por associações de Mariana e região estão em exposição na Casa do Jardim, localizada na praça central da cidade. A proposta da mostra, desenvolvida diretamente com os moradores, é valorizar a cultura e os talentos locais. Doze associações se revezam mensalmente na exposição de trabalhos como bordados, artesanatos, artigos religiosos, além de artes tradicionais locais, como pedra-sabão e panela de pedra. Considerada uma ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento dos grupos locais de Mariana, a exposição tem recebido dezenas de visitantes. (Portal da Cidade- Mariana)