Coluna MG 04/02/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Fuga da balança é principal infração no Dnit
Operando desde outubro de 2018 em Caratinga, a balança móvel do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) tem feito uma média de 20 a 30 notificações por dia. Apesar de quase quatro meses de funcionamento, a maioria dos motoristas tem fugido do equipamento, conforme ressaltou o agente de trânsito, Adriano Panatieri Quaresma. A pesagem da balança é feita com a seleção dos veículos pelo agente de Trânsito, que os direciona para a pesagem. Eles passam pelo trecho, às margens da BR-116, precisam entrar no pátio e percorrer sobre o equipamento móvel, onde o peso será calculado. (Diário de Caratinga)

Montes Claros faz recadastramento biométrico
A partir desta terça-feira, 5, 121 municípios mineiros iniciarão o recadastramento obrigatório do eleitorado por meio da coleta de dados biométricos. O eleitorado total das 121 cidades é de 1.852.664, com 412.313 (22,26%) já biometrizados. Entre esses municípios estão Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora e Ibirité. Juntos, têm 991.410 eleitores, dos quais 202.594 (20,4%) já estão biometrizados. Os 269.755 eleitores de Montes Claros terão que concluir o recadastramento biométrico até o dia 17 de dezembro deste ano. (Jornal de Notícias  – Montes Claros)

Pré-carnaval de São João del-Rei já nas ruas
O pré-Carnaval de São João del-Rei já está nas ruas e promete muita diversão para os foliões até a terça-feira de Carnaval. O presidente da Associação de Bandas e Blocos Carnavalescos (ABBC), Edmilson Sales, lembrou que no dia 1º de fevereiro, ocorreu o abre alas do Carnaval são-joanense no distrito do Cajuru. As ruas históricas de São João e seu distritos se transformaram em passarelas para o samba e os foliões passarem. A associação irá realizar um total de 63 eventos distribuídos em blocos de ruas, cinco matinês e o mesmo número de eventos parados. (Gazeta de São João del-Rei)

Cemitérios ganham intervenção paisagística
Os cemitérios de Bateias, Barra Feliz, Brumal, Centro, Florália e Mutuca passaram por ações paisagísticas ao longo de 2018, com o replantio da cobertura vegetal, promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara. As intervenções imprimiram, nos cemitérios, um ar de tranquilidade, ressaltando o respeito com a memória dos entes queridos que ali descansam. Esta ação, além de paisagística contribui para maior impermeabilidade do solo, fazendo com que se tenha uma boa retenção de água, melhorando, assim, a qualidade do terreno dos cemitérios. (Bom Dia – João Monlevade)

Mutirão  bate recorde de recolhimento
O Mutirão de Limpeza no Bairro Sion, que seria feito em duas quartas-feiras, se estendeu para quatro dias devido ao grande volume de materiais inservíveis. De acordo com a equipe do Setor de Epidemiologia da Prefeitura, composta por 20 pessoas, foi o recorde de recolhimento de todos os Mutirões já realizados em Varginha. Por um lado, esse volume mostra que a população atendeu ao apelo da Prefeitura e realmente fez uma limpeza em suas casas. Por outro, mostra a real preocupação em relação ao combate dos focos dos mosquitos transmissores de doenças. (Correio do Sul – Varginha )

Arboviroses terá seminário em Divinópolis
Considerando o alto índice de arboviroses na região, o CIS-URG Oeste, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional da Secretaria de Estado de Saúde, promovem no dia 7 de fevereiro, das 8h às 13h, no auditório vermelho da Faculdade Pitágoras Campus Divinópolis, o 1º Seminário Regional sobre Arboviroses – doenças causadas pelos chamados arbovírus, que inluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). (Gazeta do Oeste –  Divinópolis)


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!