Coluna MG 02/08/2021

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Ipatinga terá delegacia da PF
A criação da Delegacia da Polícia Federal em Ipatinga foi publicada no Diário Oficial, nesta segunda-feira, 2 e a nova unidade deve atender subseções judiciárias que abrangem 75 municípios. A nova delegacia vai realizar serviços de polícia judiciária, inclusive de combate ao crime organizado, bem como serviços administrativos, como expedição de passaporte, posse e porte de arma, controle de produtos químicos e fiscalização das empresas de segurança privada. A criação da nova delegacia é resultado de um esforço de vários políticos mineiros, mas em especial do presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco, do senador Carlos Viana e do suplente de senador, Alexandre Silveira. (Diário do Aço – Ipatinga)

Aplicativo para pessoas em situação de rua
Com o propósito de despertar um novo olhar para a população em situação de rua, o projeto de extensão “Encontro: Tecnologias de informação e comunicação a serviço do fortalecimento da rede de ações intersetoriais voltadas à população em situação de rua de Juiz de Fora”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolve um aplicativo para criar uma rede de apoio e serviços voltadas à essas pessoas. A iniciativa integra o poder público, pesquisadores de várias áreas do conhecimento que trabalham com o grupo, instituições de acolhimento e a sociedade em geral. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

continua depois da publicidade

Nova edição do FormaCultura
Uma nova edição do FormaCultura, ação do Programa Cultura Geraes, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Manhuaçu, teve início nesta semana. A oficina, que será gratuita e promovida em parceria com o Senac-MG, vai abordar elaboração de projetos, prestação de contas, turismo criativo e eventos, além do Sistema de Financiamento à Cultura de Minas Gerais, entre outros temas. A capacitação e formação vai até sexta-feira, 06, entre às 14h e às 17h, com transmissão pelo canal da Secult na plataforma YouTube. (Diário de Manhuaçu)

BNDES apoia agronegócio
O plantio de 1,48 milhão de metros cúbicos de madeira de eucalipto, equivalentes a 7,4 milhões de árvores, nos municípios de Grão Mogol, Josenópolis e Padre Carvalho, no norte de Minas Gerais, terá apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de até R$ 27,4 milhões, cerca de 80% do total investido no projeto. O financiamento ocorre no âmbito do BNDES Financiamento a Empreendimentos (Finem). Segundo a empresa responsável pelo projeto, o plantio trará, como impacto ambiental positivo, a absorção de mais de 1,8 milhão de toneladas de gás carbônico (CO2) equivalentes, principal componente dos gases de efeito estufa. Esse valor equivale ao carbono lançado na atmosfera por mais de 48 mil automóveis. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Cadastro da população da zona rural
A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas vai realizar, a partir desta terça-feira, 3, um levantamento da população rural que será atendida pela UBS Nossa Senhora da Piedade, (antiga Policlínica). O levantamento será realizado por meio de uma mobilização envolvendo diversas equipes que atuam na zona rural do município. Para mais, a equipe itinerante estará em pontos estratégicos nesses locais para cadastramento da população. Todos devem apresentar no local os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde, Comprovante de endereço ou auto declaração de moradia. (Jornal Pará de Minas)

Vacinação volta para shopping
A vacinação contra a covid-19 de Uberaba deixa o drive da ABCZ. Desde segunda-feira, 2, a imunização será feita nos drives do Shopping Uberaba e da Funel, das 8h30 às 16h, além de seguir com as Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde agradeceu a ABCZ pela disponibilização do espaço durante todo o período mais intenso da vacinação. A vacinação segue atendendo apenas ao público de 2ª dose, até que o município receba mais imunizantes contra a covid-19. De acordo com a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur, Uberaba recebia um fluxo constante de vacinas, duas vezes por semana, o que permitiu avançar a vacinação no Município atendendo à população com uma idade por dia. (Jornal da Manhã – Uberaba)

UFTM oferece mais de 500 vagas
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) vai oferecer 485 vagas para 17 cursos presenciais no campus Sede, em Uberaba, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2. Segundo a UFTM, a seleção às vagas será efetuada exclusivamente a partir do resultado de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. Do total de vagas de cada curso, 50% será reservada para candidatos oriundos do ensino público, que optarem pelo ingresso por reserva de vagas no ato da inscrição. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) não disponibilizaram vagas através do Sisu 2021.2. (Jornal 10 – Uberlândia)