Coluna MG 01/11/19

A Coluna MG traz as principais notícias veiculadas em jornais do interior de Minas filiados ao Sindicato dos Proprietários de Jornais de Minas Gerais (Sindijori).

Quase 50 mil mulheres foram atendidas
Balanço da Secretaria de Saúde de Uberaba sobre o “Outubro Rosa” aponta que 48.438 mulheres foram atendidas ao longo do mês pela Atenção Básica no município. Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o final de outubro, 407.056 mulheres passaram pela Atenção Básica em 2019, incluindo 9.575 exames de mamografia e 16.011 exames Papanicolau. Segundo o secretário de Saúde Iraci de Souza Neto, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde, diversas atividades educativas de promoção a saúde da mulher, de forma integral ou individual, feitas por todos os equipamentos de saúde do município. (Jornal de Uberaba)

Câmara amplia atuação em Sete Lagoas
A Câmara Municipal vai ampliar seu raio de atuação e se aproximar, ainda mais, da população da cidade de maneira prática, educativa e participativa. Essa é a premissa do projeto Câmara Ação que saiu do papel e ganhou as ruas do bairro Nova Cidade. O Legislativo vai ouvir as reais necessidades do povo, facilitando a concretização de metas e ampliando de maneira colaborativa os projetos de desenvolvimento da cidade. De maneira itinerante e descentralizada o Câmara Ação vai reforçar que o trabalho dos parlamentares extrapola a sede da Câmara, além de fortalecer a identidade como agentes promotores da cidadania cada vez mais próximos da população. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

População vai selecionar projeto de pintura
A Prefeitura Municipal de Leopoldina vem realizando desde 2018 uma restauração do prédio histórico onde está instalado o Paço Municipal, na rua Lucas Augusto nº 68 onde funcionam o Gabinete do Prefeito e várias Secretarias Municipais. Aproximando-se da fase de acabamento da restauração, a Presidente da Comissão de Licitação, Maria da Penha Estevão e o Prefeito José Roberto de Oliveira, publicaram um Edital de Chamada Pública com o objetivo de selecionar um projeto para a realização da pintura externa (fachada, laterais e fundos) da sede da Prefeitura de Leopoldina. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

Doença inédita na região assusta criadores
A morte de 25 bovinos na região de São Francisco nas últimas semanas chamou a atenção de criadores de gado e também dos órgãos fiscalizadores da espécie. Os animais foram vítimas da tripanossomose bovina, doença que ataca tanto o gado de corte quanto o leiteiro e que até então não havia sido registrada no Norte de Minas. Outras 80 ocorrências estão sob investigação. Essa enfermidade ainda é pouco conhecida e de difícil diagnóstico, podendo ser transmitida por diferentes vias – a principal delas por moscas contaminadas. A tripanossomose já foi relatada no Brasil há muitos anos, sendo que o primeiro registro oficial ocorreu em meados da década de 1940. Em Minas Gerais, os primeiros aparecimentos ocorreram no início dos anos 2000. (Jornal O Norte- Montes Claros)

Índice aponta gestão crítica em investimento
Foi divulgado na quinta-feira, 31, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, entre elas Barbacena. O índice faz referência ao ano de 2018 e é construído com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Um dos melhores desempenhos de Barbacena é na categoria autonomia. Esse índice analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência. Nessa categoria a cidade conseguiu nota máxima, em uma escala de zero a um. Barbacena ocupa a primeira colocação do ranking no estado ao lado de outros 95 municípios. (Folha de Barbacena)

Formiguenses poderão fazer mamografia
A Prefeitura de Formiga vai oferecer gratuitamente exames de mamografia e core biopsy (coleta de amostra) para as mulheres abaixo de 50 anos e que apresentarem suspeitas de câncer de mama. O anuncio foi feito na cerimônia de encerramento da campanha “Outubro Rosa”. De acordo com a administração municipal, uma licitação vai ser realizada no dia 12 de novembro para contratação do serviço. A Prefeitura vai usar de recursos próprios para realização dos exames. O projeto afirma também o direito ao exame de core biopsy, que é a coleta de amostra do nódulo para confirmação ou não da doença. Esse exame vai ser ofertado para todas as mulheres formiguenses independente de faixa etária. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

Piracema tem início com proibição de pesca
A restrição de pesca nas Bacias Hidrográficas do Leste de Minas Gerais e dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco começa nesta sexta-feira, 1. A limitação na atividade vai até 28 de fevereiro de 2020, devido à vigência da Piracema, período de reprodução de peixes. Durante o ciclo, a pesca de nativos das três bacias fica proibida. As regras para pescaria neste período são definidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas portarias 154, 155 e 156, de 2011. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já deu início à fiscalização preventiva para coibir a pesca ilegal. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)