Vereadora Ciça é pré-candidata a deputada federal

Encontro na sede do partido apresentou a pré-candidatura a filiados locais

A vereadora Ciça Opípari (PT) é pré-candidata a deputada federal. Ela se lançou ao cargo em encontro realizado no domingo, 6, no Diretório Municipal do PT.

Na ocasião, a vereadora apresentou uma carta aberta aos filiados do partido, onde confirma a sua pré-candidatura, que já havia sido respaldada em 13 de abril, em Belo Horizonte, no encontro “Mulheres na Política – Processo Eleitoral Democrático”, onde foi debatido o papel da mulher na política. No evento, ela foi apresentada pela Secretaria de Mulheres do PT como pré-candidata a deputada federal.

No relato aos companheiros de partido, Ciça fez um histórico de sua trajetória e militância política, que remete a 1996, quando foi uma das fundadoras do PSB em Poços. Após se candidatar pela primeira vez a um cargo eletivo, em 2000, quando tentou uma vaga na Câmara, Ciça assumiu o cargo de secretária-executiva do então vice-prefeito Zeca Brochado (MDB), na gestão do prefeito Paulo Tadeu (PT), entre 2001 e 2004, atuando ainda como uma das coordenadoras do programa Orçamento Participativo.

Nas eleições de 2004 e 2008, ela voltou a disputar uma vaga na Câmara, sendo eleita em 2008, ainda no PSB, em coligação com o próprio PT. Em 2012, de novo pelo PSB, mesmo sendo a quinta candidata mais votada, com 2.090 votos, Ciça ficou de fora da Câmara, pelo quociente eleitoral.

“Voltei a Câmara em 2016 como a vereadora mais votada do Partido dos Trabalhadores, mantendo-me fiel à defesa da democracia, por justiça, igualdade, políticas sociais e a afirmação de direitos. Refleti, pensei muito, conversei com minha família, meus amigos, companheiras e companheiros de caminhada e mais ainda, analisando o quadro político da nossa cidade, cheguei à conclusão interrogativa: por que não? Se é verdade a alegação que devemos votar em candidatos locais, e os nomes sempre são os mesmos, porque não aceitar um desafio de inovação ao cenário e até mesmo um fortalecimento em nossas candidaturas para o pleito de 2020? Tenho plena consciência de que faço parte de um grupo político, mas atuo também como protagonista desta história. O que faço neste momento é simplesmente dizer à população de Poços e região, e as companheiras e companheiros que estou disposta a aceitar esse desafio, com a fé e a coragem que tenho e, a consciência de poder encarar esse momento de cabeça erguida, olhando nos olhos de cada um que manifestou apoio a essa ideia, na certeza do fortalecimento político e partidário”, diz Ciça.