Centro de Educação Infantil recebem espetáculo interativo

”Cardápio Cênico” chega em unidades da Zona Sul

A temporada 2019 do projeto Escolha, que traz o espetáculo infanto-juvenil “Cardápio Cênico”, irá percorrer Centros de Educação Infantil da Zona Sul de Poços de Caldas.

O projeto é desenvolvido desde 2017, através das atrizes Larissa Garcia e Gabriela Severini, com o objetivo apresentar em praças do Centro e dos bairros o espetáculo, que dá ao espectador a possibilidade de escolher o que vai assistir.

Em seu primeiro ano, o projeto circulou por locais como Praça do Xadrez, Praça Paulo Afonso Junqueira (Vila Cruz), Praça Tiradentes (Fonte Monjolinho), Praça Elisiário Junqueira (Fonte do Leãozinho durante o horário da Feira de Artesanato), Praça do Hospital Margarita Morales, CEI Municipal Cascatinha, CEI Caminho de Luz e Ação Beneficente Fonte de Vida Nova, atingindo um público de mais de 500 pessoas.

Já em 2018, o grupo escolheu focar nas creches: CEI Municipal Sônia Maria Saraiva (Santa Ângela), CEI Municipal Arco Íris e CEI Municipal Arco Íris II (Centro), CEI Municipal Bem Te Vi (Jardim Ipê) e CEI Municipal Padre Daniel Patrick Meehan e CEI Municipal Professor Sebastião Martins (Dom Bosco), atendendo mais de 600 pessoas.

Além destas apresentações, houve também uma contrapartida para o município durante a Festa do Dia das Crianças, em 12 de outubro, como parte da programação da Prefeitura para a data.

Nos dois primeiros anos, o projeto se tornou realidade através do Programa de Patrocínios DME e apoio da Secretaria de Cultura. Para 2019, espetáculo é realizado através do edital de Concessão de Patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura de setembro a novembro

O ESPETÁCULO
No início, as atrizes distribuem cardápios com sinopses de todas as cenas e por votação a plateia escolhia quatro delas, onde as mesmas, através de elementos cênicos (adereços de figurinos, acessórios de cena) e sonoplastia e música executada por Johnny Hansk, interpretavam as cenas escolhidas. O espetáculo dá ao espectador autonomia na escolha das cenas conforme o seu gosto e com elementos lúdicos traz a possibilidade de conhecer diversas histórias.

SURPRESA
Por conta de seu formato nenhuma apresentação é igual a outra. Cada uma é uma surpresa, já que tanto a ordem quanto quais histórias serão contadas é uma decisão do público. Isso traz para o espetáculo uma emoção diferente, tanto para o público quanto para o espectador, pois se trata de uma atividade lúdica para as crianças, que se divertem enquanto aprendem, uma vez que as histórias trazem questões como união, bondade, empoderamento feminino, entre outras através de uma linguagem simples e com um formato que aproxima atores e espectadores.

DEMOCRATIZAÇÃO
O projeto também tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro. Ao levar uma peça na qual o espectador participa ativamente, o grupo espera proporcionar um prazer cultural e reafirmar o sentimento de cidadania e pertencimento à sociedade.