No centenário de Paulo Freire, monumento em Poços é revitalizado

Monumento inaugurado em 1991 é uma homenagem ao educador e filósofo

Em uma ação conjunta de diversas secretarias municipais, a Prefeitura revitalizou o Monumento “Poços de Caldas Analfabetismo Zero”, localizado na Praça do Espaço Cultural da Urca.

Inaugurado no início da década de 90, o monumento é uma homenagem ao educador e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos em 19 de setembro de 2021.

continua depois da publicidade

Poços de Caldas se destacou no cenário nacional à época pelo projeto “Poços Analfabetismo Zero”, desenvolvido pela então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo como secretário o professor José Castro de Araújo.

Com práticas educativas baseadas nas pesquisas do educador Paulo Freire, que incluíam visitas domiciliares aos alunos, reuniões semanais com os monitores e aulas elaboradas a partir da realidade dos alunos, o projeto visava erradicar o analfabetismo no município.

A revitalização do monumento foi uma solicitação da professora aposentada e pesquisadora Maria José de Souza, a Tita que, ao lado da professora Maria Helena Braga, atual secretária municipal de Educação, escreveu a Cartilha do Projeto “Poços de Caldas: Analfabetismo Zero”.

O documento de 51 páginas foi impresso pela gráfica Brasil, em 1991. É de autoria da professora Tita, também, a mensagem inscrita no monumento: “Ao educador Paulo Freire pela proposta e pela coragem”.

Em uma força-tarefa iniciada na segunda-feira, 13, que reuniu as secretarias municipais de Cultura, Serviços Públicos, Projetos e Obras Públicas e Turismo, além da DME Distribuição, o monumento “Poços de Caldas Analfabetismo Zero”, ganhou limpeza especial, paisagismo e melhorias na iluminação.

MARCO HISTÓRICO
Em 3 de dezembro de 1990, o então prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho e o secretário municipal de Educação e Cultura, José Castro de Araújo, publicaram a Portaria nº. 3.149, que designava uma comissão para dar prosseguimento ao projeto Poços de Caldas: Analfabetismo Zero.

Com a participação de Maria Helena Braga e Maria José de Souza (Tita), a comissão era coordenada por Maria Tereza Paiva Ferreira de Rezende e composta também por Maria Raimunda Silva e Souza, Vivian Sumaia Troyano de Castro Mendes, Leny Leite Rabelo Mariano, Célia de Castro Amarante e Vera Santos Almeida Luiz.

A secretária de Educação, professora Maria Helena Braga, que integrava a comissão, lembra que a logomarca inscrita no monumento foi criada pelo arquiteto João Neves.

continua depois da publicidade

“O projeto Poços Analfabetismo Zero foi um marco na história da nossa cidade. Criado pelo prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho, o projeto trouxe para Poços de Caldas benefícios incalculáveis. O prefeito foi a uma reunião em Belo Horizonte e ficou assustado com o índice de analfabetismo da nossa cidade. De volta a Poços, ele chamou o então secretário de Educação, professor José Castro de Araújo, e pediu que ele pensasse em uma forma de diminuir o número de analfabetos em Poços. O secretário de Educação e Cultura criou uma comissão, que foi nomeada pelo então prefeito, para a elaboração desse projeto. Eu fiz parte dessa comissão e nós criamos uma maneira de trabalhar com os analfabetos nas escolas, nas igrejas, nos espaços cedidos e também particular para aqueles que não quisessem ou pudessem sair de casa para aprender. Assim foi feito e reduzimos, até 1993, 18% no número de analfabetos em nossa cidade. O projeto seguiu a linha proposta por Paulo Freire, que é fazer a leitura de acordo com a realidade, alfabetizar a partir das palavras de convívio do aluno. Assim a história registra este projeto”, conta a secretária.

A equipe de pesquisa do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas encontrou no acervo uma reportagem do Jornal da Cidade, de 5 de setembro de 1991, que registra a realização de uma exposição dos trabalhos pedagógicos do projeto na Câmara Municipal.

“A pedido da querida Tita, pudemos não só viabilizar a revitalização física do Monumento, como também e, especialmente, proporcionar este resgate histórico, no sentido de valorizar fortemente o legado daqueles que trabalharam em prol da Educação e da Cultura, reverenciando ainda o legado de Paulo Freire no seu centenário de nascimento”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

QUEM É QUEM
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

Preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar, Freire espalhou sua pedagogia crítica pelo mundo.

Autor da obra “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas em âmbito mundial. É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa.