Poços já tem 21 casos confirmados de dengue

Agentes encontraram 211 focos positivos do transmissor da dengue

Durante os dois primeiros ciclos de visitas de combate ao mosquito Aedes aegypti em Poços de Caldas, os agentes da Prefeitura encontraram 211 focos positivos do mosquito transmissor da dengue.

Deste total, 93% estavam dentro das residências e estabelecimentos comerciais. Apenas 3% dos focos foram encontrados em terrenos baldios e o restante em imóveis especiais, onde há grande circulação de pessoas, como hotéis, por exemplo. No ano passado, a Secretaria de Saúde registrou que 87% dos focos estavam dentro das casas.

“Por isso, é muito importante que a população participe ativamente, eliminando possíveis criadouros que possam acumular água. Só assim vamos vencer a guerra contra o mosquito”, alerta a secretária municipal de Saúde, Fátima Livorato. Os números foram divulgados nesta semana, em reunião da Sala Municipal de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, do Vírus Chikungunya e Zika Virus.

NÚMEROS
Neste ano, a cidade contabilizou 21 casos confirmados de dengue e 304 casos prováveis. “Fizemos um esforço no sentido de capacitar a equipe de toda a rede de saúde do município para que façamos sempre a notificação de qualquer caso suspeito para, assim, aumentar ainda mais o controle da doença. Cada caso confirmado gera uma ação da Secretaria, que envolve um acompanhamento da região onde a pessoa mora, por exemplo”, explica a secretária. Dos 21 casos confirmados, sete são autóctones, ou seja, têm origem aqui na cidade.

CHIKUNGUNYA
O município registrou também um caso de febre Chikungunya, importado da região nordeste. “Cabe ressaltar que não temos vírus circulante de chikungunya e zika. Entretanto, precisamos manter o alerta porque a fase crítica, o mês de abril, ainda estar por vir”, ressalta Livorato, salientando ao final que, por isso, as ações integradas precisam continuar