Poços tem 40 casos confirmados de variantes da Covid-19

Foram encontradas as variantes P1, P2 e B117

Na manhã desta quarta-feira, 16, a Regional de Saúde de Pouso Alegre notificou oficialmente que em Poços de Caldas foram encontrados em amostras de pacientes analisadas de 13 de março até 2 de abril novos casos de variantes do novo coronavírus.

Foram informados que em amostras de 40 pacientes, foram confirmados casos de variantes da Covid-19, sendo 33 com a variante “P1” (variante de Manaus), quatro com a variante “P2” (variante do Rio de Janeiro), um com a variante “B117″ (variante do Reino Unido) e dois definidas como “outras variantes”.

continua depois da publicidade

A Vigilância Epidemiológica junto a Atenção Básica está realizando a busca ativa dos pacientes para mais informações.

Os casos foram constatados depois de uma pesquisa realizada em todas as Regionais de Saúde pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Estado de Saúde  e Fundação Ezequiel Dias (Funed).

O QUE É UMA VARIANTE?
Quando ocorrem mutações específicas, estas podem estabelecer uma nova linhagem do vírus em circulação. O coronavírus pode continuar sofrendo mutações adicionais gerando diferenças dentro da mesma linhagem. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante daquele vírus.

PREVENÇÃO
A Prefeitura reforça que diante da detecção de variantes em Poços e no Sul de Minas, a população deve reforçar as medidas preventivas como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.