Casa de Chá incendiada no Recanto Japonês será reconstruída

Prefeitura e Associação Nikkey se reuniram para definir detalhes

Secretários da Prefeitura se reuniram com os diretores da associação Nikkey, na manhã de ontem, 29, para debater a reconstrução da Casa de Chá do Recanto Japonês, que foi destruída por um incêndio na madrugada de domingo, 28, em Poços de Caldas.

Casa de Chá Recanto Japonês (2)A associação gerencia o ponto turístico em parceria com a administração municipal. Participaram da reunião os secretários Rômulo Vilela Filho, de Turismo, Aldo Hanser, de Obras, e Luís Carlos Lima, da Defesa Social, além do presidente da Nikkey, Sílvio Kimura, e outros dois representantes da associação, Kazuo Suzuki e Katsuyuki Masaki.

DUAS ETAPAS
Após a reunião, ficou definido que a Prefeitura e a associação vão trabalhar em duas etapas. “Reconhecemos a importância do patrimônio cultural que é o Recanto Japonês e nossa equipe dará início à reconstrução em duas etapas. Primeiro será realizada a recuperação da área e depois efetivamente a construção, levando em consideração, principalmente, a questão cultural, para que a reconstrução seja feita com todas as orientações arquitetônicas que a cultura japonesa exige”, explicou Rômulo.

Ainda segundo o secretário, a reunião também foi importante para o avanço no tombamento do patrimônio histórico do Recanto Japonês. “A nossa equipe de patrimônio histórico irá realizar um dossiê das coisas que restaram, para registro e amanhã já será iniciada a limpeza do local, junto com membros da associação”, completou.

Segundo Sílvio Kimura, a associação está empenhada na reconstrução e no tombamento do ponto turístico. “Vamos realizar agora a parte emergencial e, depois, vamos trabalhar para o futuro, para melhorar a parte turística do lugar com a ajuda da associação. Então, vamos fazer um convênio com a Prefeitura para melhorarmos o Recanto como um todo”, disse.

MEMÓRIA HISTÓRICA
A Casa de Chá foi construída após toda a estrutura ter vindo do Japão, na década de 1970, pela Mitsui Fertilizantes. A casa veio desmontada e foi remontada ai pela comunidade japonesa. Nos primeiros anos, podia-se entrar e visitar os cômodos e aos fins de semana tinha a cerimônia do chá. As janelas originais eram feitas de papel de arroz, mas não duraram uma semana. Foram substituídas por vidro leitoso.

A casa original não continha nenhum prego ou parafuso. Tudo era madeira encaixada. O Recanto Japonês é repleto de simbolismo.  O ritual de purificação da água corrente, os totens de pedra na entrada, a direção da porta principal posicionada ao sol nascente, lago de carpas, as cerejeiras, entre outros, tem um significado na cultura japonesa.