Carnaval de Saúde continua até sábado

Foram cerca de mil agendamentos para os quatro dias do feriado de Carnaval

“Fiquei meio surpresa e assustada, achei que fosse brincadeira quando me ligaram do postinho, agendando o exame pro sábado de Carnaval.

Mas depois, a moça da Secretaria de Saúde me ligou de novo confirmando e eu tive certeza. Achei muito bom isso”, a fala é da dona de casa Iara Emmes Ramos, de 65 anos, que esteve no Núcleo de Especialidades Clodoveu Davis, na Zona Sul, para fazer o exame de ultrassom. No local, foram quatro dias de atendimento durante o Carnaval de Saúde, com 200 agendamentos.

No Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, também foram quatro dias de atendimento. A merendeira Maria Aparecida Ferreira da Silva, 63, foi atendida junto com o marido. “A gente estava esperando este atendimento pra maio, quando a moça ligou antecipando. Foi muito bom”, disse.

No local, foram realizados diversos procedimentos. Exames de ultrassom, consultas de mastologia, neurologia e otorrinolaringologia, crioterapia e pequenas cirurgias.

“Achei muito boa essa iniciativa, porque uma coisa que podia demorar muito e o atendimento veio rápido”, comentou a dona de casa Clarice Eduardo Gouvêa, 56, enquanto aguardava pela irmã.

Na segunda de Carnaval, 24, teve cirurgia de catarata com agendamento para 29 pacientes de Poços. Dona Marlene Bruschi Marciano, 77, operou desta vez o olho direito.

“Na primeira cirurgia já melhorou muito a visão e a recuperação foi bem tranquila. Eu gostei de ser chamada agora porque eu não vou pro Carnaval mesmo e no feriado minha filha pode me acompanhar tranquila”, comentou.

Já na sede do Cismarpa, o Consórcio Intermunicipal de Saúde Microrregião Alto Rio Pardo, foram realizadas consultas de oftalmologia (retina), pneumologia e reumatologia.

“Muito bom ser chamado hoje”, comemorou o comerciante Júlio César de Morais Menezes, 59, enquanto aguardava consulta com oftalmo. “Eu achei bom esse mutirão porque a gente já pôde participar também”, comentou a aposentada Aparecida de Lourdes Pangracio, 69, chamada para consulta com reumato.

AGENDAMENTOS X FALTAS
Foram cerca de mil agendamentos para os quatro dias do feriado de Carnaval em Poços de Caldas. O número de faltas oscilou entre 10% e 30%. Nos atendimentos de otorrino, dos 50 agendados, 17 não compareceram. Para a crioterapia, dos 73 agendados, 16 faltaram.

O Carnaval de Saúde continua nesta sexta, 27 e sábado, 28, com o agendamento de 260 exames de ultrassom de articulações, no Hospital da Zona Leste. “Estas faltas dos pacientes representam um problema para o nosso trabalho, porque deixamos de atender outras pessoas que também aguardam pelos procedimentos.

É muito importante que os pacientes tenham esta consciência, tenham este cuidado e este compromisso de não faltar ou de avisar no ato da marcação que não poderão comparecer, para que outras pessoas sejam chamadas. Apesar disso, o Carnaval de Saúde foi um sucesso com centenas de atendimentos que continuam no final de semana. Para março já estamos organizando mais mutirões de consultas e procedimentos odontológicos, sempre com o apoio dos nossos prestadores e servidores, fundamentais para este trabalho”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB).

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi (PSDB), que também esteve nas unidades, acompanhando os atendimentos durante o Carnaval de Saúde, registra um agradecimento especial a todos os envolvidos, ressaltando o apoio do prefeito Sérgio Azevedo para a realização. “Foram dezenas de pessoas que trocaram seus dias de folga para participar desta ação inédita e isso resultou no atendimento de centenas de pacientes.