Campanha de vacinação atinge 100% do rebanho local

Foram imunizando 100% do rebanho, com animais com menos de dois anos de idade, das pequenas propriedades

Poços de Caldas completou a segunda fase da Campanha de Vacinação de Bovinos/2018, imunizando 100% do rebanho, com animais com menos de dois anos de idade, das pequenas propriedades.

Foram visitados 69 produtores e aplicadas 430 vacinas contra a febre aftosa, raiva dos herbívoros, gangrena gasosa carbúnculo sintomático – manqueira e brucelose. A campanha, realizada de 1º de novembro a 3 de dezembro, foi coordenada, como todos os anos, pela Divisão de Fomento Agropecuário, da Secretaria Municipal de

Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), em parceria com a Vigilância Sanitária e Ambiental, órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Joaquim Gonçalves da Silva Filho, técnico agrícola da SMDET, avalia que a campanha encerrada esta semana foi um sucesso, porque todo o rebanho de responsabilidade da prefeitura foi vacinado.

Para ele, a imunização dos animais é um investimento muito barato para o pequeno produtor, tendo em vista os prejuízos que ocorrerão caso haja qualquer surto de doenças. Nas 69 propriedades visitadas pelos técnicos foram aplicadas 123 vacinas contra a febre aftosa, 111 de raiva herbívoros, 90 de prevenção à gangrena gasosa carbúnculo sintomático – manqueira e 106 contra brucelose.

Só produtores sem condições de pagar pelo serviço veterinário são beneficiados com o programa da Prefeitura. No entanto, os demais cadastrados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), têm também obrigação de cumprir o prazo legal e realizar a vacinação do rebanho.

PRIMEIRA FASE
A primeira fase da campanha de Vacinação de Bovinos/2018, realizada pela Prefeitura de 2 de maio a 15 de junho, também atingiu a meta estipulada. No período, foram imunizados cerca de 220 animais, em todas as 69 pequenas propriedades do município. Foram aplicadas 742 vacinas, sendo 320 contra febre aftosa, 288 de raiva dos herbívoros, 67 de prevenção à gangrena – manqueira e 67 contra brucelose.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!