Caminho Português de Santiago: roteiro pelo Centro de Portugal

Rota de peregrinação é uma das opções até a sagrada cidade espanhola

O Caminho de Santiago é uma das mais famosas peregrinações cristãs do mundo, levando milhares de pessoas à cidade espanhola todos os anos.

Mas muita gente não imagina que não existe apenas um caminho, e sim vários, que passam por diferentes lugares e países. Portugal é um deles.

Há vários percursos para Santiago marcados em terras portuguesas, mas o mais famoso é conhecido como Caminho Português de Santiago, e parte de Lisboa. Essa trilha atravessa a charmosa região do Centro de Portugal, onde ficam Coimbra, Aveiro e a Serra da Estrela.

A rota pelo Caminho Português de Santiago, através do Centro de Portugal, começa na cidade de Tomar, a 130 quilômetros da capital do país. O destino tem muita história para contar e está intimamente ligado com a trajetória da fé cristã, uma vez que lá ficava a sede portuguesa da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, também conhecidos como os Templários. É lá que foi construído o grandioso Convento de Cristo, onde havia um oratório privativo para os cavaleiros.

Saindo de Tomar, o caminho passa por pequeninas vilas portuguesas que encantam os peregrinos com seu estilo de vida simples, próximo à natureza e repleto de fé. A primeira etapa consiste em 32 quilômetros até Alvaiázere; depois, mais 33 para chegar a Rabaçal; e outros 18,5 quilômetros até Cernache.

Menos de 12 quilômetros ligam Cernache a Coimbra, um dos principais destinos da região. É lá que estão uma das universidades mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra, um centro histórico muito bem preservado e belíssimos parques. Do ponto de vista religioso, há a Sé Velha de Coimbra, a Igreja de Santa Clara-a-Nova, o Mosteiro e Igreja de Santa Clara-a-Velha, a Igreja de Santo António dos Olivais e a bela Capela de São Miguel, situada dentro do campus da universidade.

Universidade de Coimbra - Jornal da Cidade

De Coimbra até o próximo destino são 23 quilômetros. Mealhada, uma cidade com 20 mil habitantes, é famosa pelo delicioso leitão à Bairrada e o excelente Parque da Cidade. Os peregrinos também gostam de visitar a Capela de Sant’Ana e a Igreja Paroquial.

Com mais 31 quilômetros, chega-se a Águeda, que tem como cartão-postal as ruas cobertas de guarda-chuvas coloridos no verão. Mas seu patrimônio vai muito além disso, e inclui a Igreja de São Salvador da Trofa e a Igreja de Santa Eulália.

MOINHOS DE ÁGUA
A última parada do Caminho Português de Santiago na região Central é Albergaria-a-Velha, que fica a 31 quilômetros de Águeda.

A cidade é conhecida pelos cenários repletos de moinhos de água, mas o que realmente fascina os peregrinos é o Monte da Senhora do Socorro, onde fica a Capela do Santuário da Senhora do Socorro, construída pelo cumprimento de uma promessa feita à santa no século 19. Dali tem-se uma vista deslumbrante para a serra.

Os peregrinos então seguem rumo ao norte do país, desbravando outra região portuguesa e uma parte da Espanha até chegar ao destino final: Santiago de Compostela, onde fica o túmulo do apóstolo Tiago.

SOBRE O CENTRO DE PORTUGAL
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber.

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita.

A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com