Cabelos também podem sofrer com o inverno

O cabeleireiro Roni Justino fala sobre os cuidados com os cabelos no inverno

O cabeleireiro Roni Justino fala sobre os cuidados que as mulheres devem ter com os cabelos no inverno, onde se registram baixas temperaturas.

Você sabia que os cuidados com os cabelos no inverno precisam ser redobrados? Isto porque seguindo a tendência do nosso organismo, as madeixas também ficam mais fragilizadas com o clima da época. A estação é sinônimo de elegância. Porém, as pessoas acabam priorizando as roupas e deixando de lado os tratamentos estéticos, principalmente os cuidados com o cabelo. Confira sete problemas que nossas madeixas enfrentam no inverno.

RESSECAMENTO
Temos a tendência de usar água muito quente para lavar os cabelos no inverno. O problema é que o banho quente e prolongado acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, podendo dar aos fios um aspecto mais áspero e de ressecamento. Um jeito de controlar o problema é lavar os cabelos com água morna, deixando para lavá-los por último, nos seus cinco minutos finais de banho. No inverno costumamos beber menos água, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios.

OLEOSIDADE
O outro lado da moeda também acontece bastante no inverno e é até mais comum. Nossa tendência é ficar mais tempo sem lavar, mas essa demora pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, lavar demais com água quente pode tanto ressecar, como, em alguns casos, aumentar essa oleosidade.

CABELOS QUEBRADIÇOS
Aqueles fiozinhos de cabelo, o frizz, que teimam em ficar em pé geralmente são causados pela quebra dos fios. Embora cabelos quebradiços acontecem mais naqueles que sofrem processo químico, no inverno os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente. Nessa época, o ideal é não sair de casa com os cabelos molhados.

FALTA BRILHO
A opacidade aparece principalmente quando você sai com o cabelo molhado. Os fios de cabelo são formados por várias escamas. A água quente faz cm que essas escamas fiquem abertas e, por isso, não refletem a luz do dia. Vem daí a perda de brilho do cabelo. Para contornar a situação, a hidratação é a melhor pedida e deve ser feita sempre, ao longo do ano.

USAR OU NÃO USAR O SECADOR?
O secador é muito bem vindo, desde que não seja com vento muito quente e próximo aos fios. Evite também escovar os cabelos todos os dias, para não deixar os fios finos e desgastados. O ideal é usar o secador para apenas secá-los e depois, caso o secador tenha essa opção, use um jato de vento frio para que as cutículas capilares abertas com o calor se fechem.

QUEDA DE CABELO
O inverno é a estação mais propícia para as quedas de cabelo. Isso porque, além dos motivos citados, a queda de ca-belo acontece também porque estamos mais dispostos a comer comida mais gordurosa e porque nosso sistema imuno-lógico fica mais fragilizado com o frio.

USO DE ACESSÓRIOS
Prendedores, chapéus e toucas de lã podem também trazer alguns perigos. O uso constante desses acessórios contribui para o aumento da oleosidade, pois abafam o couro cabeludo, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias. Esses acessórios precisam ser higienizados pelo menos uma vez por semana. Além disso, é recomendado que se alterne o uso deles. Lembrando sempre de jamais colocar algo na cabeça enquanto o cabelo estiver molhado.

* Roni Justino é cabeleireiro do Salão Roni Coiffeur (rua São Paulo, 333, Centro)