Brisa Carvalho é selecionada em festival nacional

Fotógrafa terá imagem em exibição no Festival de Tiradentes

A fotógrafa poços-caldense Brisa Carvalho foi selecionada na oitava edição do Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes 2018, um dos maiores festivais nacionais dedicados à fotografia autoral.

O festival acontece entre 7 e 11 de março. O tema proposto para a exposição coletiva deste ano era “Imagens para o Amanhã”, que incentivou artistas a pensarem numa fotografia que represente o momento de hoje no futuro. Brisa ficou dentre 45 selecionados de um total de 444 inscritos, de 24 Estados, além de Áustria, Chile e Itália.

A imagem pode conter: Brisa Carvalho, sorrindo, close-up e atividades ao ar livreO trabalho apresentado pela representante de Poços de Caldas foi o projeto “Índio Raizeiro”. Segundo Brisa, o Índio Raizeiro”, como é popularmente conhecido no Mercado Municipal, é, em essência, um dos grandes mestres populares do Sul de Minas, por possuir um vasto conhecimento em plantas medicinais, principalmente nativas e de suas atribuições conhece os potenciais curativos não apenas do corpo, mas também da alma.

Em entrevista ao também fotógrafo Alexandre Kocian, Brisa conta que sempre acreditou, desde o início, que o foco de seu trabalho era o registro de expressões da cultura popular e da religiosidade.

“Vivemos em um local onde as pessoas têm dificuldade em reconhecer suas raízes ancestrais e culturais nos folguedos e pessoas que são responsáveis pela construção da Cultura Popular de Poços”, diz Brisa, que ingressou na fotografia recentemente, em de 2016.

Seu maior estímulo e inspiração está na obra do fotógrafo João Roberto Ripper, “que, através de sua fotografia humanista, utiliza seus olhares para intervir positivamente em situações de fragilidade social por ele retratadas”.

Questionada a respeito da sensação de estar entre os poucos artistas selecionados no Foto em Pauta, Brisa enxerga a possibilidade de revelar a extrema grandiosidade que mestres populares, como o Índio Raizeiro, disseminam, e minimiza seu próprio mérito.