Bombeiros ajudam a salvar bebê engasgado

Menino de dois meses ficou engasgado após ser amamentado

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de um bebê engasgado, por volta de 4h30 deste sábado, 19, em Poços de Caldas.

A avó da criança relatou que o bebê estava cianótico (com partes do corpo em tom azulado) e não esboçava reação após ter sido amamentado. Coube ao bombeiro, através do telefone, passar as informações à avó, enquanto a mãe fazia os procedimentos para desobstruir as vias aéreas do filho.

Os procedimentos visavam sugar o líquido que impedia a passagem do ar pelas vias aéreas do bebê. Após sugar o líquido das vias aéreas do bebê, ele ainda não respondia. Então, o bombeiro pediu à mãe do bebê dar cinco palmadas na região da escápula (com o mesmo em decúbito ventral e com sua cabeça mais baixa que seu corpo), sendo que após este procedimento, o menino voltou a respirar e chorou.

Quando da chegada da equipe de Resgate na residência da vítima, no bairro Parque Primavera, na Zona Leste de Poços de Caldas, o bebê estava no colo da mãe e consciente. A mãe, a avó e a criança foram conduzidos ao Hospital Poços de Caldas, onde foram deixados com a equipe de plantão.

O bebê tem dois meses de vida e é um menino. A mãe tem aproximadamente 24 anos.

DICAS DOS BOMBEIROS PARA A AMAMENTAÇÃO
1) 
O engasgamento pode ocorrer no início da amamentação. Após 15 segundos, tire a boca do bebê do peito, para que ele possa recuperar a respiração

2) Se estiver deitada, não amamente a criança. As chances tanto da mãe dormir, quanto do bebê sufocar são maiores.

3) Mantenha o berço sem objetos soltos. Cobertores, bichos de pelúcia ou protetores de berço podem sufocá-lo.

4) Quando terminar a amamentação, aguarde 15 minutos antes de deitar o bebê no cama ou berço. Mesmo que ele já tenha arrotado.

5) Na hora de dormir, deite o bebê de costas, com a cabeça voltada para o lado. Nos primeiros 3 meses de vida, deixe o colchão levemente inclinado, para que a cabeça fique elevada..

6) Se o bebê engasgou com líquido peça para a mãe sugar o liquido com sua boca na boca do bebê. Se for fácil, remova a roupa do tórax do bebê.

7) Mantenha o bebê voltado para baixo, com a cabeça ligeiramente mais baixa que o tórax, apoiada em seu antebraço. Sustente a cabeça e a mandíbula do bebê com a mão.

8) Dê até cinco tapas no meio das costas do bebê, utilizando o calcanhar das mãos.

9) Vire o bebê e o apoie no seu antebraço. No centro do peito na altura dos mamilos, faça 5 (cinco) compressões no tórax, com os dedos médio e anelar.

1 Comentário

  1. […] Corpo de Bombeiros salvou mais um bebê engasgado em Poços de Caldas, na noite de domingo, 3. O caso anterior aconteceu em […]