Bastidores Dossiê Saúde 06/05/22

Em Bastidores Dossiê Saúde, versão especial da coluna Bastidores, o jornalista Rodrigo Costa destrincha as relações entre o município de Poços de Caldas e empresas terceirizadas na área da saúde, além de outros temas ligados ao setor.

REDES SOCIAIS
Ainda no quinto dia de internação de José no Hospital Municipal Margarita Morales, sua irmã, ao chegar em casa após sair da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu fazer um apelo e pedir por ajuda nas redes sociais. No final da tarde, uma amiga lhe ajudou a escrever um texto que durante a noite foi publicado no Facebook. Uma foto do corte no pé do paciente acompanhou a publicação. Em poucos minutos, o post já havia viralizado. Pessoas dispostas a ajudar começaram a deixar comentários. Em uma mensagem privada, o vereador Douglas Dofu (União Brasil) se prontificou a ajudá-la.

A AJUDA
Após ouvir sobre a situação de José, Dofu entrou em contato com a Secretaria de Saúde. Da jornalista Marcela Garcia, lotada em cargo comissionado, o parlamentar recebeu a informação de que a médica Juliana Maranhão havia informado que a situação do paciente estava sob controle, que ele permanecia medicado e que continuaria internado na unidade por mais alguns dias. Dofu, então, repassou a informação à irmã de José. O mesmo posicionamento foi passado através de mensagem pelo administrador de um grupo do Facebook direcionado a moradores da Zona Sul, que também entrou em contato com a Secretaria.

continua depois da publicidade

VI e VII DIAS
Um dia após a postagem nas redes sociais, os familiares se dirigiram ao Hospital Municipal Margarita Morales. Ao entrarem no quarto, José informou que passou por um procedimento onde lhe foi aplicada uma anestesia para limpeza do corte e do machucado. Contente, disse que não precisaria ser transferido e que logo estaria em casa. A esperança, no entanto, durou pouco tempo. Em menos de 24 horas, o pé onde foi realizado o procedimento sem consentimento do paciente ou da família, começou a escurecer até a altura do tornozelo. O quadro é chamado de úlcera de pé diabético. As dores começaram a aumentar.

NOVAS TENTATIVAS
A irmã de José tentou novamente, ainda no Hospital Municipal Margarita Morales, a transferência do irmão. A resposta era de que não havia vagas disponíveis e de que ele precisava aguardar a liberação do SUS Fácil. Novamente, o vereador Dofu entrou em contato através de um áudio via WhatsApp. Na sequência, encaminhou por um escrito, o posicionamento da secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria.

O ÁUDIO DE DOFU
“A informação que eu recebi da diretora do Hospital Margarita Morales (Juliana Maranhão) é de que o paciente teve melhora e que a transferência não será necessária. Ele continuará internado, óbvio, para continuar a receber o tratamento com antibióticos que estão sendo aplicados e têm surtido efeitos. A Secretaria Municipal estava tentando a transferência, mas receberam essa informação diretamente da Diretora do Hospital”, disse o vereador Douglas Dofu, em áudio via WhatsApp.

continua depois da publicidade

A MENSAGEM DA SECRETÁRIA ADJUNTA I
“Bom dia, Douglas. Nós também estamos acompanhando, bem como a vascular do Hospital Margarita Morales. Ele está em antibioticoterapia. Amanhã será feita nova avaliação. Tenha um bom domingo!”, disse Rosilene Faria, secretaria adjunta de Saúde, em mensagem via WhatsApp.

A MENSAGEM DA SECRETÁRIA ADJUNTA II
“A Dra. Juliana Maranhão falou que conversou com a esposa, que estão tentando transferi-lo para o Hospital Santa Lúcia, que agora é caso de transferência. O leito que havia estava com pacientes em isolamento da Covid-19, esse isolamento acaba hoje e devem aceitá-lo”, disse Rosilene Faria, secretária adjunta de Saúde, via WhatsApp.

OBSERVAÇÕES
Na segunda mensagem da secretária adjunta de Saúde para o vereador Dofu, uma observação importante: a médica Juliana Maranhão não teve contato com a esposa do paciente. Outro ponto que merece destaque é a prescrição de uma pomada para o machucado que teve de ser comprada pelos familiares. Como ela não é padronizada pelo SUS, a desculpa é de que por uma falha de comunicação, a família não foi informada de que ela estava disponível para a Atenção Básica e que poderia ter sido direcionada para o paciente no hospital.

SUS FÁCIL
A Coluna Bastidores – Dossiê Saúde conseguiu ter acesso aos dados do SUS Fácil do José. Diversos hospitais negaram a transferência alegando falta de leitos: Santa Casa de Poços de Caldas, Hospital Santa Lúcia, Hospital Bom Pastor de Varginha, Santa Casa de Alfenas, Santa Casa de Passos e Hospital Samuel Libânio de Pouso Alegre. As informações, no entanto, mostram um conflito de informações em relação ao quadro do paciente. Às 16h55 de um determinado dia, é relatado o quadro de confusão mental. Às 18h21 do mesmo dia, é incluída a informação de que ele está consciente e estável. No dia seguinte, é incluído no sistema o relato do aumento do quadro de infecção. Ou seja, havia plena consciência do corpo médico e dos quadros de chefia da Secretaria sobre a gravidade da situação. O que houve, no mínimo, foi omissão.

continua depois da publicidade

EX E ATUAIS VEREADORES
Com o agravamento do quadro de José, os familiares continuaram a tentar uma forma de salvá-lo. Àquela altura, estava claro que a luta por um leito e por um atendimento digno passava a ser também uma briga contra o relógio, muito embora ninguém admitisse isso. Enquanto ele chorava de dor, uma amiga da família entrou em contato com a ex-vereadora Ligia Podestá (União Brasil). Esta, por sua vez, contatou Dofu e o também o vereador Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB).

MENSAGEM DA EX-VEREADORA LIGIA PODESTÁ
“O Dofu e o Flavio tem muita influência na saúde e eles estão se empenhando. Eu confio neles. E se Deus quiser esse moço vai ficar bom e logo estará trabalhando de novo! Deus esteja com todos!”, disse Ligia Podestá, ex-vereadora, via WhatsApp.

IMPRENSA
A família também tentou contato com diversos veículos de imprensa durante todo o período. Dos tradicionais aos virtuais. Em um primeiro momento, eles se mostraram dispostos a ajudar. Na sequência, mensagens visualizadas deixaram de ser respondidas. Importante frisar aqui que o Jornal da Cidade não foi procurado durante este período.

CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO…
Na tentativa de salvar José, familiares acionam a Polícia Militar para lavrar um Boletim de Ocorrências. O quadro do paciente se agrava, novos vereadores são contatados e o Ministério Público recebe denúncia sobre o caso. Leia todas as colunas anteriores aqui.

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Se você gostou deste conteúdo, saiba que é possível apoiar o trabalho de jornalismo investigativo da coluna Bastidores – Dossiê Saúde. Faça um PIX de qualquer valor na chave (35) 997334893.